nº 9
O Arquitecto representado no Matrix Reloaded pressupõe um paradigma que todas as equações têm uma falha. Um exemplo claro disso, é a função racional. Para aqueles que já não se lembram o que isso é, relembro que é uma função que nunca atinge o zero. Atinge sempre o que está ao lado do zero, mas nunca atinge o vazio, por muito pequeno que seja o número ele sempre representa alguma coisa. Em matemática, aceita-se que em divisor, o conjunto dos números reais terá de excluir o zero. A matemática, que relembro é a ciência mais aceite e mais fidedigna nos dias de hoje, tem sempre dificuldade em aceitar o zero, aceitar o vazio. Em várias situações, a matemática revela que não há vazio. Qual é o maior problema da astronomia? O zero que existe em relação ao conhecimento dos buracos negros.
Como se tenta provar em Matrix Reloaded, todos os sistemas de controle têm uma falha, por muito grande que seja o poder. A Biblía representa essa falha com o livre arbítrio. A escolha é o processo fundamental que faz com que todos os sistemas de controle, do mais divino ao mais mundano, tenham uma falha. O poder de controle, nunca aceita o vazio de oposição. Se isso fosse aceite a matemática aceitava o zero e a Biblía não poria a hipótese do livre arbítrio. Quem regula os poderes de controle normalmente aceita o erro de desvio que num milhão de casos, poderá haver um que opte por dizer não. Por muito grande que seja o poder de quem está à frente de sistemas de poder (a matemática, as ditaduras, as rádios, entre milhões de exemplos...) há sempre alguém que diz não. Os poderes, inebriados pelo poder e pela cegueira que o poder total provoca, tornando quem o regula num ser autista em relação ás oposições. Mais cedo ou mais tarde, a cegueira é tanta que o ciclo de poder desse regulador chega ao fim. Aí abre-se duas hipóteses, ou é substituído por alguém que continue a politica do poder total, ou abre-se uma janela para que um novo poder se instale. São assim as revoluções. A maioria das equações que nos regulam assumem que existe pelo menos uma hipótese de erro. Para os fisícos, o erro deu-se no princípio do tempo e poderá voltar a verificar-se no final dos tempos.
Os reguladores têm de ter esta noção, quanto mais autistas forem, mais a hipótese do erro aumenta, mais o seu sistema é ameaçado, mais hipóteses têm de perder o poder que os cega...
<< Home