<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5465138\x26blogName\x3dSombra+ao+Sol\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://sombraaosol.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://sombraaosol.blogspot.com/\x26vt\x3d1492117525979803057', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

terça-feira, julho 08, 2003

O Estado da Nação...

Muito se tem falado nestes dias do “estado da nação”. E que mal está a nossa nação...
Todas as sondagens que se fizeram nestes dias revelam uma vantagem clara para o PS. RTP e SIC (que sempre “inflacionam” as sondagens favorecendo o PSD...) dão ao principal partido da oposição um grande avanço face aos outros partidos. E tudo isto porquê? Tudo isto se deve a uma má (para não dizer péssima...) governação levada a cabo por este executivo.
Não se resolve, não se “salva” um país de uma crise com medidas que ainda levam a uma maior crise. Para se salvar o défice e fazer boa figura face aos nossos ”amigos” da união europeia faz-se com que o desemprego aumente e muito no nosso país: as empresas fecham e partem para outros países que lhes dêem verdadeiros incentivos e motivos para acreditar numa economia fiável, o que não se passa num país com uma economia débil como é o nosso...
Apenas o défice interessa para este país. Lá para 2006 o país comece a crescer e a revelar sinais de sair de uma crise drástica. Até lá quem sofre ´o povo pois o Dr. Durão “Burroso” e a Sr. D. “Cruela” Ferreira Leite não deixam de andar de Mercedes e de Audi mesmo com um subsídio para um passe social... Fecham-se escolas, cancelam-se eventos ditos “caros”, poupa-se em tudo menos no mais fácil: Já alguém viu o primeiro-ministro de transportes públicos ou a almoçar uma sandes?
O governo veio agora dizer que irá descer os impostos lá para 2006 (o facto de as eleições serem nesse mesmo ano não vos diz nada?) É também dito pelo governo que a situação irá melhorar em 2005 (a um ano das eleições...)
Claro que os culpados da crise são sempre os funcionários públicos. São sempre estes que não querem pagar os subsídios e que são pagos com os descontos de toda a gente. Ninguém se lembra é de algumas coisas: os funcionários públicos são os únicos que, mesmo que quisessem fugir aos impostos como fazem muitos portugueses (não tenhamos vergonha de dizer a verdade) não podem pois os impostos são-lhes descontados automaticamente ao receberem os seus salários. Também os funcionários públicos que recebem de salário mais de 1000€ não foram aumentados neste ano, ou seja receberam 0% de aumento enquanto que a inflação é de cerca de 3.8%: a perca do poder de compra é estonteante. E mesmo os f.p. que foram aumentados viram “subir” o seu salário na ordem dos 1.5% (volto a lembrar que a inflação é de 3.8%...) O mais cómico foi a notícia que veio ontem a “lume”: os funcionários públicos irão ser recompensados em reconhecimento e não em dinheiro. Já estou a imaginar os meus pais (ambos f.p.) a terem uma taça de rebuçados em cima da mesa como recompensa e admiração e vez de algum dinheiro (que quer queiramos ou não faz falta a toda a gente...). Tudo isto para não “forjar” o sistema e para não ser visto como um suborno. Sim claro e até podíamos deixar de pagar aos funcionários do estado e estes trabalhariam de graça para o salário nãos er visto como um suborno.
Enfim este governo chega até a cair no ridículo por não saber governar...

Pedro Costa

25 de ABRIL, SEMPRE!

|