<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/5465138?origin\x3dhttp://sombraaosol.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

segunda-feira, setembro 29, 2003

Portugal (ou um terceiro mundista armado em Europeu):
Capa do Público de Hoje: «Portugal é o País da Europa onde o frio Mata mais».

Relembro aos mais desatentos que detemos este triste recorde apesar de sermos o País com o Inverno menos rigoroso da zona europeia. Ou seja, não é pelo frio que Portugueses morrem todos os anos. É pela incúria, pelo despeito, pela alarvidade, pela falta de estruturas, pela falta de coragem, pela incompetência de sucessivos responsáveis, que vão desde do Governo até ao chefe do Centro de Saúde lá da terra.

Velhos (não tenhamos medo da palavra, em vez do politicamente correcto «idosos») morrem de frio desde de Trás os Montes até ao Alentejo porque não temos estruturas de apoio para lhes dar uma sopa quente ou ir ligar um mísero aquecedor que muitas vezes, é o que falta a esta gente.

Portugal não sabe cuidar dos seus. Nunca soube. Estamos mais preocupados com o Gastão que foge porque é cão. Abrimos telejornais com anúncios sensacionalistas do género «Vizinha rouba panela e só a devolve no dia a seguir». Portugal não protege os seus, porque nem sequer sabe como o fazer. Não sabe que é discutindo a Europa que garante o futuro da próxima geração de velhos. Não sabe que se evitam fogos com uma política de limpeza das matas. Não sabe que se evitam cheias com uma prevenção nomeadamente ao nível de limpeza de coletores (nas cidades) e com caudais de escoamento (no interior). Não sabe que 300 km é já ali ao lado. Não sabe que um incêndio em Valença do Minho afecta todos até Faro. Só sabe que tem de poupar na comida para ter o super Alfa Romeo VTFDSDFCMKFASC 1.8 para poder se gabar perante os vizinhos. Sabe disso. Não sabe que os velhos são os melhores de nós e abandona-os. Gostava que o EuroStat fizesse uma estatística de velhos abandonandos na Europa. Mais um primeiro lugar certo na Europa.

Não sabe que para o ano voltam os fogos, o calor, as cheias e o frio. Volta a Morte. Volta o sofrimento. Volta a dor. Mas a merda não volta.

Fica.

|