<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5465138\x26blogName\x3dSombra+ao+Sol\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://sombraaosol.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://sombraaosol.blogspot.com/\x26vt\x3d1492117525979803057', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sábado, junho 19, 2004

Meus amigos, há boas notícias:

A partir de hoje, é oficial, eu sou imortal!

Não, não tomei nenhuma poção mágica, nem meti uma cunha à Alexandra Solnado, mas o que se passa é que eu hoje passei por o último teste de sobrevivência antes da imortalidade: As claques de futebol.
Estava eu em Algés, precisando de ir para a Gare do Oriente (para o Vasco da Gama, mais propriamente), quando decido apanhar um autocarro da Carris que me levasse até lá, para o caso, o 50.
A viagem corria calma e tranquila até à paragem do Parque de Campismo de Lisboa, onde eu vejo entrar cerca de meia centena de adeptos ingleses, já devidamente bebidos (e eram 1 e meia da tarde), no autocarro. Até aqui tudo bem...uns cânticos, umas palavras, mais nada. Mas...na paragem a seguir, do mesmo parque de campismo, suponho eu, entram no autocarro outra meia centena de adeptos de futebol...da Alemanha.
Ali estava eu, o único português daquele autocarro, excepção feita ao motorista, no meio das duas claques de futebol mais perigosas da Europa. Ingleses e Alemães. Sendo que reparei, e esta é uma imagem que dificilmente esquecerei, que um dos adeptos alemães guardava a sua garrafa de cerveja no bolso de trás das calças, o mesmo que os homens usam para pôr a carteira.
Pronto, estava ali, para o que der e viesse.
Portanto, vamos recapitular, eu, duas das claques com pior fama na Europa, litros e litros de cerveja em garrafas de vidro. A coisa não estava a correr bem. Mas o pior é quando uma parte da claque inglesa tem a feliz ideia de começar a cantar o hino Britânico com o braço direito estendido. Com alemães no autocarro. Eu pensei: "Ah, olha a minha deixa! Foi muito giro esta história do viver e não sei quê, mas parece que isso vai terminar dentro de poucos minutos, mas olha...tudo o que é bom, acaba depressa e pronto foram vinte anitos bem vividos, não tive um filho, nem plantei uma árvore, mas a parte do livro lá cumpri e tal...".
Os alemães não gostaram nada da atitude britânica e começaram a ripostar com cânticos, que, por o meu alemão ser tão bom como o meu crioulo, não consegui decifrar. Eis que nunca pensei dizer isto, mas:
As grandes superfícies comerciais são a melhor invenção desde da roda e um contributo para a paz no mundo.
Mais propriamente, o Colombo.
E isto porque partes significativas de ambas as claques saíram aí e, suponho eu, continuaram com o bom ambiente entre elas. Ou não. Os que ficaram no autocarro lá acalmaram, apesar de umas cervejas mandadas entre eles, mas nada de grave, só roupa suja.
Portanto meus amigos, cabe-me o grato dever de anunciar que sou imortal!

|