<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5465138\x26blogName\x3dSombra+ao+Sol\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://sombraaosol.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://sombraaosol.blogspot.com/\x26vt\x3d1492117525979803057', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sexta-feira, julho 22, 2005

Lendas do desporto - I:

"His Airness" Michael Jordan



Este senhor, é, pelo menos para mim, simplesmente a maior figura do desporto mundial de todó sempre! Foi ele que começou a verdadeira onda de idolatria pelas figuras do desporto, ao nível, por exemplo da venda de produtos associados a um desportista. Enquanto ele jogava eu tornei-me num autêntico maluquinho da NBA, ao ponto de saber aos, nos meus 12/13 anos todos os jogadores dos 27 plantéis da NBA (na altura nem Vancouver nem Toronto ainda tinha equipa), incluindo altura, peso e universidade de onde vieram. Portanto o verdadeiro maluco da coisa! Estive a ver um documentário da CBS sobre a carreira dele e, meus amigos, não haverá (isto com o grau de certeza que estas coisas permitem) ninguém como ele no tempo de vida que me resta (ou seja, aproximadamente nas próximas 5 décadas), disso tenho eu a "certeza"! Das memórias mais deslocadas no tempo que tenho é um jogo do chamado "Dream Team" nos JO de Barcelona em 1992, contra Angola em que eles ganharam por...68 pontos (116-48) - e de referir que eu tinha 8 anos. Quando MJ voltou pela última vez à competição (pelos Washgniton Wizards) eu assinei a Sporttv de próposito e tive o privilégio de ver em directo a "última" grande jogada dele, eleita mesmo a jogada do ano (na última época dele), quando ele faz um desarme de lançamento na linha de 3 pontos (do canto entre a linha final e a linha lateral), vindo do chamado garrafão com um salto que só com asas qualquer humano lá chegava. E a jogada que deu aos Bulls o sexto título, deixando Byron Russell (dos Jazz) pregado no chão - literalmente - a apenas 4 segundos do apito final - e que deu a vitória por um ponto à equipa de Jordan. Só ele e Lance Armstrong (mas sobre Lance, escreverei no domingo) motivam em mim a frase: "Isto é o que a humanidade têm de mais próximo de um Super-Homem!". His Airness. Ele voava mesmo. Alguém inexplicável.

|