<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5465138\x26blogName\x3dSombra+ao+Sol\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://sombraaosol.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://sombraaosol.blogspot.com/\x26vt\x3d1492117525979803057', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quinta-feira, junho 30, 2005

Disco que se recomenda:

Margarida Pinto - "Apontamento"

Que grande disco! Fui à procura dele porque ouvi o single (que passa até à exaustão na Antena 3), que me pareceu particularmente bem para uma música pop/rock, e acabei por achar o disco muito e muito bom. Isto para mim é surpreendente, porque se me tivessem chegado com o single sem o hábito de o ouvir (pela repetição na rádio) muito provavelmente nunca mais quereria saber da música e até teria alguma repulsa (a frase-chave seria: "Isso não tem umas guitarradas valentes, não presta!") em a voltar a ouvir. Ouvindo o disco fico extremamente surpreendido pela sua alta qualidade, tanto mais que é a primeira experiência a solo da cantora, que era até agora vocalista dos Coldfinger. É musica portuguesa e da boa, o que não é assim tão comum. Aproveitem!

|

Em grande:

Esta aqui ao lado, é a capa do jornal desportivo "Olé", publicado hoje em Buenos Aires, Argentina, na sequência da goleada por 4-1 que a selecção das pampas sofreu ontem, às mãos do Brasil, na final da Taça das Confederações em Futebol.

|

quarta-feira, junho 29, 2005

Ena pá:

Estou aqui a rever vários episódios de uma série que se tinha perdido nas brumas da minha memória, mas que foi das minhas favoritas, à altura (até me lembro, que antes de saber o que representava a imagem que está no logotipo da série, fiquei admirado que a minha escola também a tivesse à entrada de um pavilhão) que passava na televisão nacional. The Pretender era genial, do melhor que a televisão teve durante os anos 90. Ao que soube agora mesmo, a Fox lançou um DVD da época 1 em inglês (a 22/03/05) e há DVD's de todas as épocas em francês. Para quando um lançamento nacional desse DVD? E estou a pensar se não valerá a pena trazer do Amazon o DVD em inglês (porque o francês para mim vale tanto como se o DVD estivesse em mandarim, porque, feliz ou infelizmente nunca gostei de aprender a língua francófona)...Quem de entre os leitores deste antro, era fã desta série?

|

domingo, junho 26, 2005


Foi há 6 meses:

|

Já nada me estranha neste país, mas...:



...somos o único país do mundo (mmm...e daí talvez não, porque o Djibouti é capaz de também ainda não ter assegurado os direitos...) que a 8 dias do Live 8 ainda não comprou os direitos para televisão desse evento. Para já, garantidamente, passará na RDP Antena 3 e em vários canais da rede de TV Cabo, como a BBC Prime e a MTV.

|

Brrr:

A capa d' "A Bola" e d' "O Jogo" de hoje dão "João Alves no Sporting". Já me meteram mal-disposto para o resto do dia...eu? no Sporting? Só se a senhora do post abaixo deste (e do abaixo do abaixo desse) me prometesse amor e carinho para o resto da vida...e mesmo assim...

|

sábado, junho 25, 2005

O motivo pelo qual eu só soube agora quanto é que ficou o Brasil:



Jennifer Connelly ganhou o Óscar de melhor actriz secundária em "A Beautiful Mind" de Ron Howard, para o ano de 2001.

|

Situação estranha:

Eu, que até ando a dormir invulgarmente bem, acordei ás 7 da matina hoje a pensar numa pessoa com quem nunca falei e que não vejo há mais de não-sei-lá-quanto-tempo. Muito estranho.

|

sexta-feira, junho 24, 2005

Importa-se de repetir?:

"Bloco de Esquerda diz que arrastão foi fuga de jovens de carga policial" (Sem linque, porque é de acesso pago).

Público, 24/06/05, pág. 15

|

quinta-feira, junho 23, 2005

Título do Diário Digital:

"Wimbledon: campeã Sharapova continua a sonhar com o bi."




Eu quando penso na Sharapova também penso em bi ou mesmo em tri. Mais do que isso é que já não, porque não me chamo Rocco Siffredi.

|

quarta-feira, junho 22, 2005

CSI - Grave Danger:

O melhor episódio de CSI já feito terminou a quinta série, nos EUA. Realizada por Quentin Tarentino, quase que se pode dizer que é um "Kill Bill - Volume 3 e 4" porque as semelhanças são mais que muitas. 84 minutos de muito bom cinema. Para televisão.

|

Acabei de descobrir que...:

...estou de férias. Extremamente positivo. Dia 5 de Setembro há mais. Sim, são 86 dias de férias (contando com as já gozadas). Tenho de me ir manifestar para qualquer lado. Menos que 90 dias, não dá para nada :)

|

terça-feira, junho 21, 2005

Viva Portugal:

Hoje, por ter uma pensão por morte do meu pai enquanto estiver na faculdade, dirigi-me ao Centro Nacional de Pensões, para saber como é que poderia conciliar (o meu objectivo era suspender) o recibimento da pensão nos meses de verão, com um "trabalho de verão". Resposta da funcionária, ipsis verbis: "Perde logo direito à pensão. Mas se não passar recibo, nós não sabemos e não perde nada". É isso mesmo, leram bem: Uma funcionária da segurança social aconselhou-me a fugir aos impostos. Bravo.

|

domingo, junho 19, 2005

Apesar de poder ser um "pódio de pirro":



Este rapaz tornou-se hoje o primeiro português a fazer içar a bandeira num pódio de uma corrida na categoria máxima do desporto automóvel - a Fórumla 1. É caso para dizer: Obrigado, Michelin. E...Muitos Parabéns, Tiago.

|

Ena pá:

O DVD dos Xutos ao vivo no Pav. Atlântico é posto à venda para a semana! Eu estive no concerto e, por isso, acho que este DVD é dos poucos que é mesmo "good value for money" :)

|

"Trabalho de verão":

Estou a tentar arranjar um. Objectivo: Em Setembro ir a Londres. 400 euros, será o orçamento. Será que vou conseguir? Espero bem que sim :)

|

Mais um filme, mais uma viagem:

(e o pensamento que, para pôr a escrita em dia em termos de cinema, à media de um por dia, lá para Agosto é que acabarei de os ver a todos)

Vi hoje The Jacket e é bom. Não tão bom como me tinham dito, mas bom. É muito parecido, na sua estranheza ao "Eternal Sunshine of the Spotless Mind", mas não se compara. A intrepretação de Adrien Brody é magnífica, mas a melhor coisa deste filme é que nos dá Keira Knightley num papel mais a sério, onde se vislumbram qualidades como actriz que estavam ofuscadas por ela ser, realmente, a estrela mais bonita de Hollywood, nos dias que correm. Se tivesse de dar uma pontuação, dava um 15.

|

sábado, junho 18, 2005

Porque é que o Jorge Palma é o maior?:

Andava eu sem ter onde cair vivo
Fui procurar abrigo nas frases estudadas do senhor doutor
Ai de mim não era nada daquilo que eu queria
Ninguém se compreendia e eu vi que a coisa ia de mal a pior

Na terra dos sonhos, podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal
Na terra dos sonhos toda a gente trata a gente toda por igual
Na terra dos sonhos não há pó nas entrelinhas, ninguém se pode enganar
Abre bem os olhos, escuta bem o coração, se é que queres ir para lá morar

Andava eu sózinho a tremer de frio
Fui procurar calor e ternura nos braços de uma mulher
Mas esqueci-me de lhe dar também um pouco de atenção
E a minha solidão não me largou da mão nem um minuto sequer

Na terra dos sonhos, podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal
Na terra dos sonhos toda a gente trata a gente toda por igual
Na terra dos sonhos não há pó nas entrelinhas, ninguém se pode enganar
Abre bem os olhos, escuta bem o coração, se é que queres ir para lá morar

Se queres ver o Mundo inteiro à tua altura
Tens de olhar para fora, sem esqueceres que dentro é que é o teu lugar
E se às duas por três vires que perdeste o balanço
Não penses em descanso, está ao teu alcance, tens de o reencontrar

Na terra dos sonhos, podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal
Na terra dos sonhos toda a gente trata a gente toda por igual
Na terra dos sonhos não há pó nas entrelinhas, ninguém se pode enganar
Abre bem os olhos, escuta bem o coração, se é que queres ir para lá morar


Por isto.

|

"Wise advises":




Seguindo o conselho dado por este amigo, hoje vi "América Proibida" e finalmente percebi porque é que o amigo acha Edward Norton um dos melhores actores actualmente em Hollywood. Bom filme, mas grande intrepretação (que ultrapassa a magnífica performance na "25th Hour" do Spike Lee. Se não viram, vão ver. Mas só se tiverem "guts" para isso.



Seguindo o conselho dado por esta estrela da rádio estou a ouvir o CD (também me trouxeram lá de fora...ou não) da banda sonora do musical "Monty Python's Spamalot". Só posso dizer isto: eu já ouvi muita coisa delirante na vida, mas isto é outro nível. Especial atenção ao "You Won't succeed in Broadway" e ao "His name is Lancelot". Há muito tempo que não me ria assim...(mas tenham um site com as letras à mão, se não dominam o inglês).

|

sexta-feira, junho 17, 2005

Ena pá:

Dias como este, não há muitos. Passei com um 14 a uma cadeira que julgava ter chumbado redondo (a média ficou em 11, mas enfim...) e o BES acaba de me oferecer uma camisola do Sport Lisboa e Benfica. :)

|

terça-feira, junho 14, 2005

Ironia das ironias:

A Fundação Champalimaud é apresentada no dia do funeral de Álvaro Cunhal.

|

E agora para algo completamente diferente:

No mundo da guloseima, boas e más notícias:



Isto é delicioso.



Isto é a minha maior desilusão no mundo da guloseima artificial desde a invenção do adoçante.

|

Quais serão?:

A minha aposta: Uma grade e "Felgueiras: Uma constante viagem".

|

Ena, ena:

Sem saber, quando fui à banca dos jornais online esta manhã, carreguei o Avante!. Tinha era na capa o estranho nome de "Diário de Notícias". Estarão os seus jornalistas esquecidos no que se passou aquando do Director Saramago?

|

segunda-feira, junho 13, 2005

Just for the record:

A morte de Cunhal (e Vasco Gonçalves, já agora) não os torna nuns democratas. Nunca o foram e não me parece que o tenham sido no seu último suspiro.

|

Pensamento do dia:

Não há morte de político, por mais importante que ele seja, que suplante a morte de um poeta.

|

Morreu Álvaro Cunhal:

Respeito a figura, apesar de estar nos antípodas dele. Penso que foi, mesmo tendo em conta os seus ideiais, um patriota. Fez, durante anos e anos antes do 25 de Abril, o que muita gente nunca fez, antes ou depois dele: Lutou pela sua pátria. Que descanse em Paz.

|

Morreu Eugénio de Andrade:

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

|

domingo, junho 12, 2005

Morreu um daqueles actores...:

...que normalmente não sabemos o nome, mas se olharmos para a fotografia sabemos logo quem é.



Dana Elcar era Pete Thorthon em "MacGyver" e tinha 77 anos. Descanse em paz.

|

sábado, junho 11, 2005

Notícias de Carcavelos:

Na BBC World, no Washington Times, num portal australiano de notícias e no Hindustian Times da Índia. Bela imagem que o nosso turismo vai ter.

|

Um comentário tão bom que até merece um post inteiro de resposta:

Nota prévia: Vejam o comentário da Joana ao post imediatamente abaixo porque este post é de resposta a esse comentário.


Levanta a minha amiga Joana vários problemas em resposta ao meu post sobre a hipocrisia de a comunicação social não ter levantado o problema do aspecto racial dos assaltantes de Carcavelos. Eis, então a minha resposta, ponto a ponto:

O problema com a Imigração, que tu própria admites, tem de facto a ver com todas as nacionalidades extra-comunitárias (antes do alargamento a Leste da UE, bem entendido) e não só com as que referes. O que se passou em Portugal foi muito mais simples, em matéria de imigração do que podes julgar: Os governos PS de Guterres e o final do Governo Cavaco, apoiados na ideia de investimento em grandes obras públicas (a saber Expo'98, 2ª Ponte sobre o Tejo e Euro 2004 como exemplos mais flagrantes) e na ideia de "pleno emprego", abriram, literalmente, as pernas para os imigrantes extra-comunitários poderem cá entrar de livre maneira, quase sem controle no seu número, para trabalharem lá está, nessas "obras de interesse nacional" (que é um conceito muito duvidoso, mas não é isso que está em questão neste post), o que permitiu uma invasão de trabalhadores mal pagos e erradamente qualificados (ainda há dias vi uma reportagem de um antigo Vice-Ministro georgiano que trabalha cá como trolha) sem precedentes, o que motivou, em última análise, a crise de emprego que se verifica hoje em dia no nosso país. Estranho? Então como explicar que os classificados de jornais estejam cheios de ofertas de trabalho e ainda assim haja quase meio milhão de inscritos nos centros de emprego do IEFP? Assim, só se pode concluir que as "grandes obras de interesse público" causaram na sociedade portuguesa uma mudança social "invisível": Ou seja, os portugueses que vibraram tanto com o Euro 2004, por exemplo, arranjaram uma maneira de ter esses grandes eventos, sem grande esforço, pois arranjaram quem fizesse as infra-estruturas (leia-se, estádios e equipamentos afins) por eles. Findo que está o dinheiro para essas grandes obras, cria-se uma crise social que nos interessa a todos que está relacionada com o que devemos fazer com essas dezenas de milhar de pessoas que vieram para cá trabalhar, temporariamente, mas que agora não temos mais trabalho para elas? Por isso é que, hoje em dia, qualquer plano de investimento público não dá trabalho aos portugueses mas sim a pessoas vindas da Europa de Leste e a filhos de naturais dos PALOP. Temos, portanto, um problema de crescimento errado, porque se tivéssemos sido mais prudentes na entrada desses cidadãos extra-comunitários teria acontecido uma de duas coisas: Ou não haveria aquelas obras (e se calhar o dinheiro investido, teria sido melhor empregue noutras coisas) ou em havendo, teríamos empregado portugueses. Uma das coisas que me faz "espécie" é dizerem que o Estado têm obrigações iguais com portugueses, comunitários e não comunitários. Isso é errado. O Estado têm de ver e acautelar primeiro é os cidadãos que contribuem com os seus impostos. Para os cidadãos estrangeiros, a função do Estado não é dar-lhes trabalho artificial (porque se esgota quando o equipamento está pronto) mas sim protege-los das vicissitudes próprias que quem não está no seu país de origem. Se em vez de (e isto é um número perfeitamente aleatório) 100 mil, tivéssemos controlado o fluxo de imigração para 10 mil? Não seria muito mais fácil controlar e integrar socialmente 10 mil do que 100 mil? Acho que a resposta é óbvia. E sim, voltando à questão de ontem, eu acho que foi propositado o dia escolhido. E sim, é um facto que muito provavelmente haveria cidadãos portugueses entre o gang que assaltou. O problema não está neles. Está no Estado ter aceite mais estrangeiros (há 10 e 20 anos) do que aqueles que a sociedade podia aceitar. E isto não é um problema teórico, antes pelo contrário. Calha a todos. É óbvio que eu não acho que haja uma predisposição para o crime maior num negro que num branco. Isso sim seria racista. Mas acho que há muito maior predisposição para o crime num excluído da sociedade do que numa pessoa perfeitamente integrada. Chamem-me racista. Não me importo, porque sei que quem chama isso não está "bem a ver o filme". E recordem-se que isto acontece nas 3 sociedades da Europa do sul (Portugal, Espanha - com os marroquinos e no sul de França com os magrebinos). Está na altura de agir. Para evitar que daqui a 5 anos tenhamos por aí um Le Pen português.

|

Hipocrisia:

Tão descritiva que é a imprensa escrita portuguesa (e audiovisual, também) que se esqueceu de descrever uma evidência. O meio milhar de jovens que ontem "limpou" a praia de carcavelos era, na sua totalidade, de origem africana. Mas se algum noticiário fizesse referência a isso seria muito provavelmente linchado pela "máquina bem-pensante" e politicamente correcta. Não percebo porque é que não fazem disso mesmo um problema. No dia de Portugal, meio milhar de jovens de origem africana (e de forma perfeitamente organizada, porque só alguém que acredite em milagres pode achar que aquele ajuntamento se deu por combustão espontânea) decidiu "limpar" aquele que, muito provavelmente, era o local público com mais gente no dia de ontem. Isto é um facto. É verdade que muitos dos que foram assaltados também eram de origem africana, mas isso não esconde o problema. Temos um problema com a imigração? Sim. Temos um problema de intregar socialmente as gentes de África e de Leste? Sim. Podemos falar disso abertamente? Ontem ficou provado que não. Acham este post racista? Eu não.

PS: O novo template? É que é já...a seguir.

|

quinta-feira, junho 09, 2005

2º Blogo-aniversário:

Este blog faz 2 anos. Foram 2 anos muito bons, cheios de posts que irradiavam aquilo que eu era e aquilo que sou. Nunca pensei que "esta brincadeira dos blogues" durasse 2 anos, muito menos que já tivesse mais de 20 mil visitas. Quero deixar, neste dia, um obrigado muito especial a quem já escreveu neste mesmo antro, mas agora que ele voltou, aparentemente, à sua forma original, posso prometer que a inutilidade e a falta de qualidade dos posts se vai manter, quicá aumentar. Para não interessar a ninguém, venham mais 5...anos à Sombra ao Sol. E obviamente, o maior Obrigado vai para quem vêm cá, por engano, regularmente ou todos os dias (obrigado, mãe!). Isto sem leitores era uma patetice. Ah, espera. Já é.

PS: O novo template está a um passo de ser publicado. O que falta é saber o que fazer aos arquivos, porque o template que escolhi não vem com essa funcionalidade. A ver vamos.

|

quarta-feira, junho 08, 2005

Posts da Madrugada....II:

Um poema meu.

|

Posts da Madrugada....I:

(que já vai longa...não se consegue dormir com este calor)


Desafio para os leitores deste antro:

Expliquem-me porque é que existe (ou não) sorte e, se sim, em que é que consiste.

|

terça-feira, junho 07, 2005

Este é um...:



Para depois de 5ª feira fica prometida a explicação. É muito simples.

|

By the way:

O autor deste blogue deseja expressar que não concorda com a mudança de template. Mas eu tenho uma posição pessoal totalmente diferente.

|

Estamos...:

...fechados para obras. Já vieram os melhores arquitectos, os melhores decoradores e os melhores programadores. Quinta-feira, inaugura-se o novo espaço, sempre aqui. :)

|

segunda-feira, junho 06, 2005

É dificil:

Estudar para um exame com 30 e tal graus. É melhor esperar pela noite e fazer um "pinanço" até de madrugada. Assim não dá.

|

domingo, junho 05, 2005

Sabem porque é que se está a assistir a uma maior vontade de jovens universitários em ir para Espanha?:

Por isto.

|

Um Feliz blogó-aniversário:

Para o Desblogueador de conversa pelo seu 2º aniversário, aquele que para mim é (talvez também por ser amigo dos autores) o melhor blog português. Parabéns!

|

Que grande filme...:

...o "Der Untergang - A Queda do III Reich". É um filme brutal pela sua crueldade narrativa mas sobretudo porque nos faz pensar que "o diabo em pessoa" que era Adolf Hitler era isso mesmo, uma pessoa. É absolutamente espantoso que Bruno Ganz (o actor escolhido para o papel de Hitler) nos faça arrepiar quando se ri (uma única vez, ao longo do filme) porque o Mal não é suposto rir. Não é possível deixar-nos de perguntar como foi possível a criação daquele Império. E sobretudo o que este filme mostra é que em comparação com o outro grande regime totalitário do Século XX (a União Soviética, bem entendido) o Nazismo e o Reich Alemão eram muito mais individualistas porque concertravam o poder-símbolo numa só pessoa. Como foi possível uma só pessoa (e a ideia que ela mesma criou) construir um Império humano tão grande, que foi o responsável pela morte e extremínio de 50 milhões de pessoas? Bem sei que os números do comunismo Soviético andam lá perto, mas aí foi uma sociedade e não uma pessoa (e a sua ideia, bem entendido) que cometeram os actos de barbárie próprios destes dois regimes brutais. A cena mais chocante no filme não é, curiosamente, nenhuma em que participe Bruno Ganz mas sim a cena onde Madga Goebbels mata os 6 filhos com cianeto. Das cenas de Bruno Ganz fica-me na memória como a mais notável aquela em que, pura e simplesmente, agradece à cozinheira aquela que seria a sua última refeição, porque resume todo o filme: Hitler foi humano e . final.

|

sexta-feira, junho 03, 2005

Rir:

Pontuações do Y (suplemento de cultura do Público) ao Star Wars III: Revenge of the Sith
Kathleen Gomes - 2 estrelas
Luís M. Oliveira - 1 estrela
Mário Jorge Torres - 2 estrelas
Vasco Câmara - 2 estrelas

Como me disse o meu bom amigo lagarto Nelson uma vez: A gente para saber quais são os filmes bons basta saber quais é que o Público diz mal!

|

Como correu o teste?:

Digamos assim: Se eu tiver positiva, torno-me crente, Cristão e vou a pé a Fátima, porque presenciei um milagre.

|

Olha...:

...a minha vizinha de baixo (conhecida por não gostar lá muito de Metallica) ainda não veio protestar. Será que temos aqui a (única) aficionada de 70 anos dos The Gathering?

|

Extremamente positivo:

Estou a ouvir o concerto dos The Gathering no Paradise Garage em Novembro último. O concerto da minha vida em Mp3 (já agora...não é ilegal, porque nunca foi lançado pela banda e porque eu não vou ter nenhum lucro com isto). As maravilhas da tecnologia a fazer este dia um dia feliz. Muito, muito positivo :)

|

Declaração (potencial) de voto:

Depois de ontem ter visto mais um episódio do West Wing no AXN, decidi que votarei em quem, no ano de 2009, me prometer que mete esta senhora no governo:



Janel Moloney é Donna Moss (a ajudante do Vice-Chief of Staff Josh Lyman) em West Wing, às quintas no AXN.

|

Depois de rever...:

...em Sapo XL, o suquete do Gato Fedorento sobre o homem que sabia tudo sobre vaginas, ficou-me a dúvida sobre como se apanharia uma azeitona com a vagina. É mais que certo: a anatomia feminina para mim é um grande mistério.

|

Quem foi Peter Cook...:

...e porque raio ele foi considerado melhor comediante que o John Cleese?

|

Como disse o Nelson...:

Os Monty Python já tinham descoberto o resultado do referendo holândes há mais de 20 anos.

|

Bom dia:

São 8 da manhã. O sol está bonito, promete calor e nada parece impedir um dia maravilha. Ups. Está-me a chegar a informação que há um teste mais logo. Pronto. Dia estragado.

|