<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5465138\x26blogName\x3dSombra+ao+Sol\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://sombraaosol.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://sombraaosol.blogspot.com/\x26vt\x3d1492117525979803057', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sábado, julho 31, 2004

A modos de que:

Eu tinha poucos blogs. Então decidi abrir mais um só para os versos que escrevo. Enfim, vidas...

|

Isto é que vai uma crise - ou então nem por isso...:

Em dois dias foram vendidos 30.800 bilhetes para os dois espectáculos de Madonna em Lisboa (faltam vender 1200 para o último dia). Ao preço médio de 120 Euros por bilhete, dá, contas redondas, 3.7 milhões de Euros. Mais de 700 mil contos. Por muito que 80% dos bilhetes seja para revenda na candonga, é um exagero e um disparate. À atenção de quem quer ir a correr baixar os impostos para ganhar as eleições...

|

Estranho:

Hoje, quando me dirigi ao McDonald's junto à Torre de Belém para almoçar, pedi os dois super-menus (um para mim e outro para a minha mãe, atenção) e quando pedi as bebidas Coca-Cola, disseram me que não havia e só sobrava água, sumo de laranja e batido. A minha resposta esteve mesmo para ser esta:

- Ò minha amiga...é assim: eu venho cá para comer as batatas fritas com o sundae. Eu não me importo de comer aquilo a que vocês chamam de carne. Eu meto os vossos molhos em tudo. Ó por amor de Deus, não me ofereça qualquer coisa saudável como a água, porque se eu quissese ter um almoço saudável ia ao restaurante aqui ao lado, ok?

|

quinta-feira, julho 29, 2004

 Com este post o meu companheiro de escrita mata-me:

 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 

Alguém quer vir logo ao cinema?

|

Espaço de divulgação cívica no vosso blog favorito...e neste também:
 
Acho que devo chamar à atenção de algo que já fiz há algumas semanas, mas que só hoje conclui que foi a minha inscrição como dador de medula óssea. É praticamente indolor, sem riscos e pode ajudar a salvar pelo menos uma vida. Quer ajudar? Informe-se aqui. 

PS: Ainda mais indolor era passar palavra. Pense nisso...

|

PSP:
 
Hoje à hora de almoço, quando estava na sala a escrever e a ouvir as notícias, não pude deixar de reparar numa coisa. Nas reacções à demissão do director nacional da PSP, ambos os líderes "sindicais" da PSP tinham o afamado "xotaque do xôr. guarda". O stand-up comedy a mandar nos sindicatos?

|

E agora:

Já vos posso chagar com posts parvos...

|

Finalmente:

FÉRIASSSSS... :)

|

quarta-feira, julho 28, 2004

Parabéns:
 
Queria aqui deixar os parabéns à Joana e pedir-lhe desculpas públicas, já que o facto de eu ser extremamente desorganizado fez-me perder o número de telefone dela, mas vindo de mim, infelizmente a desorganização não é nada de novo. Tem um grande dia!

|

Momento de publicidade:
 
O 2º capítulo do meu livro começou a ser publicado. O ritmo de publicação vai aumentar. E o livro, se tiverem a bondade de lá ir, encontra-se aqui.

|

segunda-feira, julho 26, 2004

Pensamento do dia:
 
O que é que é a serra da Arrábida ou a de Montachique ou mesmo a da Malveira comparado com um estádio municipal de Aveiro ou o Estádio Faro-Loulé?

|

domingo, julho 25, 2004

The Gathering:

Aqui fica uma das letras que mais gosto desta banda (recomendo a ida aos concertos vivamente)...o tema é o "Saturnine" e pode ser encontrado no álbum "If then else" ou no acústico "Sleppy Buildings":
The day you went away
You had to screw me over
I guess you didn't know
All the stuff you left me with
Is way too much to handle
But i guess you don't care

You don't have to preach
You don't have to love me
All the time

Whatever on the earth possessed you
To make this bold decision
I guess you don't need me

While whispering these words
I cried like a baby
Hoping you would care

You don't have to preach
You don't have to love me
All the time...

|

sábado, julho 24, 2004

Sem comentários:

Terminada que está mais uma edição da Volta a França (amanhã já não se fazem diferenças) eis a vantagem de Lance Armstrong para:

- O 2º classificado: Andreas Kloden, 6:30 minutos
- O 5º classificado: José Azevedo, 15 minutos
- O 10º classificado: Oscar Pereiro, 23 minutos

E para o ano é a sétima...no fundo como o Schumacher!

|

Ainda não estou em mim, confesso...:

A minha banda favorita, os holandeses "The Gathering", virão pela primeira vez a Portugal nos próximos dias 19 e 20 de Novembro (dia 19 ao Porto e dia 20 a Lisboa). Isto é, literalmente, um sonho tornado realidade. A confirmar-se, estarei certamente a vê-los dia 20, faltando ainda saber se vou dia 19 de propósito ao Porto...
A nível musical, é, sem sombra de dúvida, a melhor notícia que recebi desde sempre...ainda não acredito bem nisto!

|

sexta-feira, julho 23, 2004

E assim vai o mundo...:

Segundo a edição de hoje do jornal "Público", a Assembleia da República pagou, em 2002, cerca de 57 mil € em passes sociais aos deputados da Nação. Tudo isto foi apurado numa auditoria feita ás contas da AR por parte do Tribunal de Contas. Mas há mais. Estes pagamentos não foram feitos perante nenhum comprovativo, ficando assim no ar a ideia que os deputados apalavram estes pagamentos com os serviços sem necessitar deles. Ou alguém já viu um deputado do PP a ir de metro para o Rato e depois apanhar o autocarro para descer a Rua de São Bento?

|

José Castelo Branco...no seu melhor...ou não:


|

Frase do mês:
 
Vai para José Castel-Branco, essa grande figura portuguesa (agora que é loiro):

"... não gosto de coisinhas moles."

 

...Claro que se referia a Pedro Santana Lopes, do que é que estavam a pensar???...

|

Calou-se a vida de um génio:

O guitarrista Carlos Paredes, de 79 anos, faleceu esta madrugada, em Lisboa. Morreu um dos génios com BI português. Um dos poucos. Quem me conhece sabe o particular fascínio que Carlos Paredes sempre me causou, apesar de, se calhar, não ser comum na minha faixa etária. Uma vez escrevi que as notas dele pareciam lágrimas. E eram. Mas eram sobretudo, actos de genialidade. Quem estiver a ler este post não enquadre esta notícia no campo do "fado", porque isso seria reduzir e dinamitar o génio de um homem que estava muito para lá de um género musical. Enquadre esta notícia naquelas que referem a morte de um pouco de Portugal.

|

quarta-feira, julho 21, 2004

Lance Armstrong:

O corredor norte-americano deixou-me, confesso, de lágrimas nos olhos agora mesmo. O último quilómetro da mais díficil subida do mundo, L'Alpe d'Huez, foi feito por ele como se de uma descida se tratasse. Por saber muito bem o sofrimento que Lance passou quando teve o cancro (em virtude de o meu pai ter falecido desta doença), quando esteve com a morte à vista, vê-lo ali a subir uma rampa com 8 ou 9% de inclinação média como se de uma descida se tratasse, emocionou-me. Confesso aqui que das duas primeiras vezes ainda pensei que fosse doping a causa do domínio do texano, mas ao fim de 6 vitórias no Tour, sendo o ciclista mais controlado do pelotão, só uma mente conspirativa ou maquiavélica pensaria isso, digo eu. A isto se junta o ser humano que ainda há dias deixou Ivan Basso ganhar-lhe uma etapa ao sprint, por saber que a mãe deste estava a morrer de...cancro. Lance Armstrong, um exemplo para todos nós!

|

terça-feira, julho 20, 2004

Pedido:

Não me podem suspender a vida até ao dia 2 de agosto? Esta ânsia mata-me...

|

Piada de extremo mau gosto do dia:

Esta notícia é sobre o aquele gene chamado prolongamento e penalties.

|

O sossego dos centros de Saúde:
 
Fui a uma consulta hoje de manhã, no Centro de Saúde de Matosinhos. Enquanto esperava pela minha vez, um estúpido alarme de incêndio do centro de Saúde tocou umas mil vezes... eu que não estou doente (era só consulta de rotina) já estava a ficar com dores de cabeça, portanto imagino as pessoas que estavam realmente doentes. O pior de tudo é que se houvesse realmente um incêndio ninguém ia reparar porque aquilo tocou como se não houvesse amanhã!!
A parte cómica foi quando entrei para o consultório e o meu médio me disse que aquilo estava assim desde manhãzinha e que o primeiro doente que ele atendeu era um bocado surdo, diz-me ele: "Eu normalmente já tenho que falar aos gritos com ele, então imagine hoje, estivemos aqui os dois a berrar, parecíamos dois loucos!". Eu realmente gostava de ter assistido ao momento de loucura do meu respeitavel médico.

|

domingo, julho 18, 2004

Conversa com uma amiga parola:
 
Ela: Ahhh a não sei quantos quer fazer rastas!
Eu: Rastas?? Só de pensar que quando o Bob Marley morreu descobriram não sei quantas novas espécies de piolhos no cabelo dele...
Ela: O Bob Marley morreu???????!!!
Eu: BIG LOL...
Ela: Ohhh... mas a sério... ele já morreu há muito tempo???
 
E eu tudo bem...

|

quinta-feira, julho 15, 2004

Dou 8 dias para aparecer na net:

Os U2 perderam um CD que continha as músicas do novo álbum "Vertigo", durante uma sessão fotográfica em Nice.

|

Um exemplo de um erro entre o título e a notícia:

No Diário Digital afirma-se, como lead:

O Freeport Lisboa, em Alcochete, oferecerá na próxima sexta-feira, dia 16 de Julho, pelas 22:00 horas, um espectáculo de rock que marcará a estreia da sala de espectáculos daquele outlet.

E o corpo da notícia é:

A iniciativa, intitulada «Coca-Cola Portugal a Cantar», juntará vários artistas como é o caso de Miguel Ângelo, Miguel Gameiro, Anabela, Filipe Gonçalves, Sofia Gaspar e Sofia Barbosa.

A minha pergunta é:

Mas e o rock?

|

quarta-feira, julho 14, 2004

Quando uma imagem vale mais que mil palavras:



Estás a ver este caminho? Realmente, é muito difícil de ultrapassar...Mas já viste o que está no final deste caminho sinuoso? Exacto. O Sol. Vale a pena, acredita!

|

terça-feira, julho 13, 2004

Para animar o meu companheiro de escrita:






Até podes escolher o sabor do Sundae ;)

|

Questão:

Porque é que a Coca-cola Light é mais doce que a normal?!

|

E ainda que:

A problemática psico-sociológica da civilização inca tem muito a ver com a nomeação do Filipe lá Féria para a pasta da administração interna.

|

Eu queria aqui dizer que...:

O problema actual com que o mundo se defronta nas plantações do eucaliptal venuzuelano implicam sérias ameaças ao mundo perdido dos Koalas da Mouraria.

|

segunda-feira, julho 12, 2004

São 3 e meia da manhã:

E eu não consigo dormir por causa do post anterior! Argh!

|

domingo, julho 11, 2004

Qual novo governo, qual crise, qual quê:

Esta é que é a verdadeira notícia que eu temo!

|

AHHHHHHHHH:

Apenas saudade de postar alguma coisa. Alguém me deve ter roubado a pouca inspiração que me restava.

|

sexta-feira, julho 09, 2004

Um dia político histórico:

A sucessão de acontecimentos das últimas 2 horas, leva-me a algumas reflexões que gostaria de partilhar convosco:

1. É da exclusiva responsabilidade do Presidente da República a nomeação de um novo governo no actual quadro parlamentar ou, em alternativa, a dissolução da Assembleia da República. É para isso que ele lá está e o seu poder decisório não pode, em circunstância alguma, ser condicionado por amizades partidárias ou, por outro lado, pressões governamentais. No sistema político Português, este é um dos poucos poderes que o Presidente da República pode exercer livremente, até, imagine-se, sem dar qualquer explicação obrigatória, tendo como única referência, essa expressão vaga e abrangente que dá pelo nome de "Regular funcionamento das instituições democráticas".

2. A decisão proferida hoje pelo Chefe de Estado é o garante que as instituições democráticas estão a funcionar, que a Constituição foi cumprida e que o novo governo tem toda a legitimidade constitucional para entrar em funções e cumprir as suas políticas. Daqui, não se deduza a minha posição sobre esta crise, posição essa que mais tarde exporei. A substância do discurso de Sampaio leva-me a pensar que não estando perante uma situação à Eanes , um governo de iniciativa presidencial, estamos perante um meio termo. A Santana Lopes não será dada carta branca para governar, podendo nós estar a caminho - o que sinceramente não creio, devido à personalidade de Sampaio - de uma força de bloqueio em Belém à imagem do que fez Soares no final do 2º mandato a Cavaco Silva. Assim, nos principais eixos de desígnios Nacionais, como a Defesa ou a Política Externa, Sampaio terá uma palavra de censura sempre que o novo governo divergir das políticas seguidas até aqui pelos vários governos democráticos nestas pastas, sejam governos socialistas ou sociais-democratas.

3. A reacção do secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, em sair, da forma dramatizada que o fez, revela muito pouco sentido de Estado. Ferro ganhou, com algum brilhantismo, há 1 mês as Eleições europeias. Em caso de Eleições parlamentares antecipadas tinha, dizem as sondagens e o bom-senso, todas as hipóteses de as ganhar, ainda que sem maioria absoluta, porque, estou em crer (baseado no bom-senso), que Santana Lopes ganharia margem de votos suficiente para impedir uma maioria PS. Não é de um estadista o comportamento de Ferro Rodrigues. Por muita amizade (e conhecendo-se os percursos políticos de ambos, isso parece-me evidente) que tenha à pessoa Jorge Sampaio, não pode confundir os papéis. Não foi a pessoa Jorge Sampaio que tomou a decisão de não convocar eleições. Foi o Presidente da República. Esta é uma decisão estritamente política e que não pode, para bem do equilíbrio de uma sociedade, ser posta no plano pessoal. A Ferro Rodrigues só faltou dizer: "Não me dás o governo, faço birra". Todos nós sabemos que com a Casa Pia e o falecimento de Sousa Franco em campanha o homem Ferro Rodrigues sofreu muito. Mas o secretário-geral do maior partido da oposição, não pode ter este comportamento. Se não concordava, como está com todo o direito de não concordar, com a decisão de Sampaio, o que Ferro tinha de fazer era ir à luta, fazer tremer este governo, protestar na Assembleia as suas razões, enfim, fazer o que de um líder se espera num momento de crise. Não fazendo isto e indo-se embora, Ferro fugiu às suas responsabilidades, que, estou em crer, até o poderiam levar a primeiro-ministro a médio prazo, sobretudo se conseguisse passar a mensagem de diabolização da coligação e da imagem de Paulo Portas.

4. Não me agrada o nome de Santana Lopes. Não é de agora, mas nunca me agradou o estilo. Havia, possivelmente e com a dose de bom senso necessária, outras opções muito mais válidas no PSD. Mas o partidarismo é mesmo assim e temos de viver com o sistema político que temos desenhado em Portugal e esse é claramente do partidarismo e quem controlar os partidos, controla, mais cedo ou mais tarde, o poder. Temo pelas consequências de uma dupla Santana/Portas a dirigir o País. De certa forma, o travão posto por Sampaio até me tranquiliza. Não quero fazer futurologias e quero acreditar que se vai ter bom senso nas políticas, em cumprimento do programa do actual governo. Mas esta solução, até pelo o que vimos hoje, é uma solução muito mais estável e benéfica para o País do que eleições antecipadas.

|

quarta-feira, julho 07, 2004

Chamem-me exagerado, mas esta imagem da Arrábida ontem, como tantas outras, todos os anos, fazem-me pensar que se devia equiparar, em termos penais, o crime de fogo posto ao de homicídio...

|

Optimismo:

Quase metade do software instalado nos PC portugueses é ilegal.

Qual é a outra metade legal? A que não existe?

|

terça-feira, julho 06, 2004

E no entanto, ela move-se:

A Casa da Música, inicialmente prevista para o Porto - Capital da Cultura 2001, vai ser inagurada em Abril de 2005.

|

Para elevar o ego:

Leiam este texto que faz-vos bem ler!

|

Recebido por e-mail, e com a devida vénia, fica aqui um texto, no mínimo, bastante inteligente:

O futebol é um fenómeno novo, o único, no dizer de Nelson Mandela, capaz de unir todos os povos do mundo. E porquê? Porque é uma festa contra o vazio, contra o cinzentismo do dia-a-dia, contra a chatice, a rotina, a monotonia, contra a angústia e a solidão, a ameaça do desemprego ou o trabalho sem motivação. Uma festa que tem por símbolos uma camisola, um hino, uma bandeira, símbolos que nada têm a ver com nacionalismos selvagens, antes são elos afectivos das pessoas com a sua selecção, com o seu país e outros países, com os seus vizinhos, com os seus amigos e com os desconhecidos a quem apetece sorrir ou até abraçar. De certo modo o futebol é a nova revolução mundial, uma revolução afectiva, sem dogmas nem ditadores, uma revolução em que a festa é inseparável de um certo prazer de sofrer em comum pelo mesmo objectivo: o golo, a vitória, a alegria de saltar, empunhar a bandeira, vir para a rua celebrar. Há nesta liturgia singular o renascimento da perdida relação com o sagrado. É talvez o mistério e o fascínio do futebol. Durante todos estes dias, as pessoas têm andado contentes e mobilizadas. Nem Durão Barroso conseguiu estragar a festa. Não é pecado gostar de futebol. Pecado é o complexo de culpa em relação aos sentimentos que o futebol desperta. Que mal faz um pouco mais de patriotismo, um pouco mais de alegria e até um pouco de esperança em não se sabe o quê nem porquê? "Mas o futebol não muda nada", diz-me outro não menos ilustre amigo. Engana-se. O futebol muda o estado de espírito. E em se mudando o estado de espírito se muda também a vida. Nesse sentido, o Euro e a Selecção de Portugal, parafraseando Camões, já mudaram o ser e a própria confiança. Enquanto durou o campeonato, Portugal foi uma equipa, dentro e fora do campo. Não é coisa de somenos.

Manuel Alegre

|

segunda-feira, julho 05, 2004

Capa do Público de hoje:

Valeu a pena!

|

Depois de uma noite de tristeza, fica um sinal de esperança:

Foi posta a primeira pedra na torre da Liberdade, no sítio ao qual se convencionou chamar, até agora, Ground Zero.

|

domingo, julho 04, 2004

Ironias:

VOLEIBOL
Recuperação portuguesa permite triunfo frente Grécia

|

Hã?...

|

Um desejo:

Voltar a postar só amanhã de manhã. Para isso: Ricardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Deco, Cristiano Ronaldo, Figo e Pauleta:

Façam o jogo das vossas vidas!

|

Capa da Marca de hoje:

"El gran premio para Figo: El madridista puede poner el broche de oro a su carrera."

E eu tudo bem...

|

Começou o dia em que 11 milhões de Portugueses querem acreditar que só irá acabar a meio da manhã de segunda feira, e eu espero poder dizer "boa noite, dorme bem" lás para as 8 ou 9 da manhã de segunda, quando o sol já estiver bem alto! Viva Portugal!



Levantai hoje de novo, o esplendor de Portugal!

|

sábado, julho 03, 2004

Coisas que nos fazem pensar na pena de morte:

A alvorada com foguetes nas festas da Mealhada, em Loures. Às 8 da manhã. Depois de uma noite inteira a escrever. Com 4 horas de sono. Bem, temos que ver que é a minha oportunidade anual de me sentir em Bagdad com o rebentamento de obuses. Anualmente. Durante 3 dias. Com noites a terem a banda sonora de bandas como a "Banda Selecção" ou o "Trio Qualquer-Coisa". That's it. Estou à procura de casa.

|

Em nome de Sophia:

Hora

Sinto que hoje novamente embarco
Para as grandes aventuras,
Passam no ar palavras obscuras
E o meu desejo canta --- por isso marco
Nos meus sentidos a imagem desta hora.

Sonoro e profundo
Aquele mundo
Que eu sonhara e perdera
Espera
O peso dos meus gestos.

E dormem mil gestos nos meus dedos.

Desligadas dos círculos funestos
Das mentiras alheias,
Finalmente solitárias,
As minhas mãos estão cheias
De expectativa e de segredos
Como os negros arvoredos
Que baloiçam na noite murmurando.

Ao longe por mim oiço chamando
A voz das coisas que eu sei amar.

E de novo caminho para o mar.

|

sexta-feira, julho 02, 2004

Morreu uma grande mulher:

Sophia de Mello Breyner. 84 anos. Grande poetisa, excelente escritora. Gostava da forma como escrevia. A literatura portuguesa vai ficar a perder!

|

quinta-feira, julho 01, 2004

Domingo é dia da vingança:

A equipa cuja derrota levou à revolução que permitiu a nossa presença na final do Euro 2004, vai sair derrotada nessa mesma final. Grécia, it's payback time!

|

Músicas para sonhar:

Nas "Músicas para sonhar" do Programa da Manhã de hoje, houve emoção a rodos (ou não):

Badaró e Nicolau Breyner no suquete do "Chinezinho Lim-pó-pó"...

|

Revista de Imprensa:

Sobre a vitória de ontem, dizem os seguintes jornais:

Espanha:

- Marca: "Portugal, a la final"
- As: "Portugal se faz maior"
- El mundo deportivo: "Vamos todos a Fátima"

França:

- L'Equipe: "Missão cumprida"
- Le monde: "Portugal abre as portas da sua final"
- Liberation:"Portugueses e felizes"

Inglaterra:

- The Sun: "Os ingleses vão-se pontapear ainda mais esta manhã"
- Daily Mirror: "Os anfitriões fazem o seu caminho"

Itália:

- Gazzetta dello Sport: "Portugal na final com brilho"
- Rai Sport: "Objectivo Final"

|

Portugal 2 - Holanda 1 (a fotonovela da UEFA):



Pués, que me dá aí um abrazito, pués que marcamos gol!



O meu cabelo está bom? É que quero estar impecável no avião de regresso a Amesterdão...



Hã? O Alverca quer-me? Vamos a isso, porque afinal estamos no País Bi-Campeão Europeu...



Por motivos de decoro, recuso-me a comentar esta...



Ui! Custa tanto ser espremido!



Vá querida, agora sem mãos!



O remate da Glória!



Moooocheeeeeeeeeeeeeeee!



O aeroporto, Dick? É para ali...



Flick Flack à retraguarda...



Hã? Queres casar comigo? Estamos casados até 2006!

|