<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5465138\x26blogName\x3dSombra+ao+Sol\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://sombraaosol.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://sombraaosol.blogspot.com/\x26vt\x3d1492117525979803057', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sexta-feira, dezembro 31, 2004

Bem Rebelhão!:

Tenham todos um feliz 2005!

|

Balanço do Ano - II:

Abril:

Depois da 13ª tentativa falhada de fechar este blog, e na ressaca pessoal dos eventos de Março, tanto a nível pessoal como internacional, celebrou-se o 10º aniversário da morte do vocalista dos Nirvana, Kurt Cobain. Vi esse mito vivo à venda, o livro em branco (que na minha faculdade, ainda há dias, vi exposto na sua 13ª edição). Escrevi publicamente ao meu Pai, pelo seu aniversário. E os 30 anos do 25 de Abril, num ano que, lá mais para a frente, iria parecer o PREC.

Maio:

Ganhamos a Taça ao Mourinho. E encontrei unhas de porco à venda num talho. Que mais há a dizer?

Junho:

O mês começou com a invasão do meu quarto, pela janela, por parte da minha mãe, numa das coisas mais bizarras que já me aconteceram. A fantochada do Rock In Rio. Os de esquerda quase a dizerem que Durão estava "politicamente morto" depois das Europeias. 10 dias depois, Durão assume o cargo, que por inveja, eles repudiam. E ainda dizem que ele têm de cá ficar, para continuar a sua política. Atão ele erão assim tão mau? Pedro Ribeiro contou uma piada minha na rádio, num programa que estava (mal sabia eu) nos seus últimos dias, para grande glória pessoal. A furia do Euro. A desilusão do primeiro jogo com a Grécia. Os bravos. O final com a Espanha e a Inglaterra. A certeza da vitória sobre a Holanda. A certeza que íamos dar cabo dos Gregos.

|

quinta-feira, dezembro 30, 2004

125 000 Mortos.

|

Balanço de 2004 - I:

Aqui segue o balanço pessoal do ano que agora acaba.

Janeiro:

O ano arrancou com a minha cadela a comer-me o final do livro que tinha escrito, que depois foi publicado e, finalmente, descontinuado. Prometi emagrecer, coisa que sucedeu ao contrário. Morreu Miklós Fehér, coisa que me emocionou muito, porque vi em directo esse malogrado Guimarães - Benfica. Senti saudade de alguns amigos que acabei por rever nos últimos meses deste ano. Enfim, um mês que nada de relevante trouxe, em comparação com o que vinha aí.

Fevereiro:

Aqui o ano começou mais "a sério". Começou pelo lançamento de um dos discos do ano, o Sleepy Buildings, dos The Gathering. Valéria Vanini anunciou a candidatura a substituir Jorge Sampaio. O barbeiro que ia falir, afinal ainda lá anda, a cortar magistralmente o meu cabelo. Fiz um post a anunciar que faltavam 20 dias para os meus 20 anos, ainda não sabendo no que me ia meter. Publiquei a primeira ficção neste blog (e, aproveito para anunciar, mais se seguirão já nas próximas semanas). Vale e Azevedo foi solto e preso em 14 segundos, quando a gente ainda pensava que esse seria um dos escândalos do ano...Mal sabiamos o que vinha aí...O Centenário do Glorioso.

Março:

O mês começou e acabou com o que aconteceu no meu dia de anos. Que dia. O decoro e o luto por ser irrepetível impedem-me de fazer mais qualquer comentário. A tragédia do 11 de Março (quem se lembra?). A Paixão de Cristo, filme sobre o qual ainda tenho muitas dúvidas, se gostei ou não. Relembrar o pânico nacional após o 11 de Março, é sempre bom para percebemos porque é que Portugal só vive bem em momentos de histeria colectiva. A tentativa (falhada) de 2 posts de humor. Ao segundo Grande Prémio, já se tinha percebido quem seria o campeão do Mundo de F1. A morte de Ahmed Yassin, líder espritual do Hamas. Durão a pedir maioria absoluta em 2006. O Fim.

|

quarta-feira, dezembro 29, 2004

Portugal a caminho de Eleições I:

Confesso-me chocado com a senha partidária do PS a caminho das eleições de 20 de Fevereiro, e considero absolutamente inqualificável o que estão a fazer com o nome do Prof. Sousa Franco. Convidaram a sua esposa, Matilde, para ser cabeça de lista do PS por Coimbra, para aproveitar o balanço dado pelo apelido do malogrado Sousa Franco. Eu devo dizer que não acreditei na notícia quando a li nos orgãos on-line, pensando que seria um erro e que a esposa de Sousa Franco só seria candidata a um lugar simbólico em jeito de homenagem à memória do seu marido. Não seria o ideal, para mim, em termos éticos, mas seria moralmente aceitável. O que não é aceitável é que candidatem a senhora, que nem cartão do PS têm e que é de Lisboa, em primeiro lugar nas listas, só, repito, para tirar proveito político e eleitoral da trágica morte de António Sousa Franco. Contudo, a alternativa política ao PS, o PSD (do qual, esclareça-se, sou apoiante - porque mais vale um mau PSD que a tralha guterrista II), não está melhor. Em primeiro lugar das listas para Évora está a Ministra da Cultura, Maria João Bustroff, que, em 4 meses de mandato só teve uma grande referência nos orgãos de informação e foi porque o seu irmão foi apanhado no chamado "Processo do Parque". Para além de ser uma santanete, nada a qualifica para o lugar. Assim como acontece com Luís Filipe Menezes em Braga e Domingos Duarte Lima em Bragança. E acresente-se que vê, sem grande reacção, a grande jogada política do PS em pôr António Vitorino a correr por Setúbal (onde defrontará Zita Seabra, ex-militante do PCP) e onde, se o PS conseguir estancar o crescimento do BE e diminuir a influência do PCP, poder-se-á dar a estocada decisiva em relação a uma maioria parlamentar do PS. E assim vão as alternativas de poder em Portugal...

|

Tragédia na Ásia:

Quando, ás primeiras horas de domingo fiz o post sobre a tragédia asiática a Sky News avançava com o número de 2 500 mortos e eu, mesmo (pensava eu) correndo o risco de exagero postei o número de 5 000. Agora, actualizo o número para 80 mil. Indescritível.

|

Livros:

Hoje tive numa das bibliotecas da minha faculdade, à procura de material teórico para o exame de cálculo (que foi oportunamente marcado para...a manhã da próxima segunda) e quando vi as estantes com os livros de cálculo (cerca de 4) estava tudo, grosso modo, em inglês. Aprender cálculo integral em inglês. Deve haver coisas piores. Não me ocorre é o quê. Depois de ter desistido de tentar perceber alguma coisa dos livros recomendados, eis que vejo um livro pequenino a dizer na lombada "Calculo Integral". Pensei logo, "olha, a minha salvação, isto está em português.". Nada mais errado, porque o livro estava em castelhano. E foi escrito em Setembro de 1949. Mas, vá lá, a edição que eu tinha nas mãos era muito mais recente, porque era de...1964...e custou na altura 190 pesetas. Agora tenho 3 dias (não estudo a 31 e a 1) para decorar 104 páginas em castelhano sobre cálculo integral. 104 não é um número mau, deve haver piores. O 324, por exemplo...

|

terça-feira, dezembro 28, 2004

Ideias para 2005:

Convencer o director de programas da RTP que serviço público de televisão é pôr a Sónia Araújo a apresentar uma nova versão do "Na cama com...".

|

domingo, dezembro 26, 2004

1 ano depois de Bam, no Irão:

Outro grande sismo atinge o globo, desta feita no Sudeste Asiático, onde uma sucessão de sismos e maremotos (o primeiro, com epicentro em Sumatra, teve magnitude de 8.9 e ocorreu quando faltava um minuto para a 1 da manhã em Lisboa) pode ter feito para cima de 80000 mortos em cinco países (Índia, Indonésia, Sri Lanka, Maldivas e Tailândia). Terrível, é a única palavra que me ocorre.

|

sexta-feira, dezembro 24, 2004

Ideia natalícia:

Já viram o que sofre o namorado do liceu de estrelas como Angelina Jolie, Kate Beckinsale, Cindy Crawford, Keira Knightley ou Catherine Zeta-Jones? Estou a imaginar os pobres dos rapazes, hoje em dia, a dizer aos amigos: "Olha, tás ali a ver aquela tipa muito gira na televisão? Fui eu! Fui eu o primeiro namorado dela, fui eu o primeiro que lhe pôs a mão...". Mas, basicamente, nunca ninguém os levará a sério. Por isso, neste natal, pensem nas dezenas e dezenas de namorados do liceu das grandes estrelas e supermodelos que hoje em dia sofrem por lhes ser ocultado a glória de grande parte da sua puberdade.

|

Afinal, é só mais um bocadinho:

Acabo de ver uma coisa extremamente parva. Nos pacotes de leite meio-gordo da Mimosa, debaixo da data de validade (09/05/05) está uma hora (15:38). Isto será que quer dizer que se eu beber o leite ás 15:39 desse dia, morro? E se eu só beber ás 15:40?

PS: Já sei que os senhores maus da Mimosa vão tentar acabar com a minha carreira depois disto. Eles até no natal são tramados, xiça!

|

Agora é só...:

...mandar um mail de "Wesolych Swiat" e pôr a mesa de natal. Vou desligar esta porcaria. Então, um "Wesolych Swiat" para todos vós.

|

Já tenho desculpa...:

...para votar PSD a 20 de Fevereiro e ainda assim ficar bem visto. "É que eu sou monárquico e tal..."

|

Caramba...:

...parece que é Natal. O tal par de dias onde as pessoas fingem que são muito boazinhas para os indigentes das ruas, para no dia 26 só não lhes darem um pontapé, se não for possível. É um bocadinho mau, o povo português. Por isso, se calhar, este é o meu último natal cá (e terão havido umas...3 pessoas a perceber o alcance desta última frase). Mas, não sei se por ser natal, finalmente encontrei a única música que demorei a procurar no programas de p2p: "The Final Frontier". Dá-se um bocadinho do tronco de natal a quem descobrir a origem desta música magnífica. Ah, e mais um filme ideal para ver na Consoada: "Serendipity" com John Cusack e a mui bela Kate Beckinsale. E já agora, um Feliz Natal.

|

quinta-feira, dezembro 23, 2004

It’s been a while...

... mas houve algo que me levou a escrever de novo.
Quero pedir-te desculpa. Pelo que disse, como o disse.
Quero que voltemos a ser amigos como antes.

|

quarta-feira, dezembro 22, 2004

Análise da Imprensa:

Uma das poucas coisas que este Governo têm razão é na questão da "má imprensa". Senão vejamos:

- Folheto encartado com a explicação aos portugueses do OE/2005. Uma boa ideia, provavelmente pacífica, mas que só vai causar polémica por ter sido lançada por este Governo.

- 'Bibi' envolve Paulo Pedroso. O escândalo que isto não seria se ainda estivesse na moda cascar na liderança de Ferro Rodrigues. Hoje, como se aproxima o regresso da Picareta Falante (na sua 2ª versão) ao Governo, leva duas chamadas de rodapé em cada uma das capas do "DN" e do "Público".

- Título e sub-título do "Público". Título: "Défice abre frente de guerra entre Sampaio e Santana". Sub-título: "Sampaio concorda com solução apresentada por Governo". Uma contradição que só visa lançar a ideia que Santana Lopes está ainda na fase de ataques ao Presidente da República.

Com isto, deve-se também dizer, para sermos justos, que o Governo nada fez nestes já famosos 4 meses para impedir ou tentar contronar (com medidas firmes, que fizessem os portugueses esquecer estes fait-divers) está "má imprensa", como por exemplo, no caso Rui Gomes da Silva.

|

terça-feira, dezembro 21, 2004

Notícia TSF:

Morais Sarmento concorre por Castelo Branco, contra Sócrates

É impressão minha ou há homossexualidade a mais neste título?

|

Insulto mais genial de todó sempre:

Quando, ainda há pouco, passava-me nas ruas de Loures, um grupo de "joves" do outro lado da rua dirigi-me o insulto mais genial que eu já ouvi:

"Olha para a cara dele, parece uma osga mal feita."

Meus caros, muito e muito obrigado, há 20 anos que andava a pesquisar a frase ideal para descrever a minha cara e finalmente tenho-a!

|

Música?:

Na Worten do Vasco da Gama, o DVD do Gato Fedorento está em nº1 dos DVD's musicais...aceitam-se explicações.

|

Melhor sensação do mundo:

Aliviar a bexiga num descampado, quando se está mesmo muito aflito.

|

Mantorras, afinal, não jogou...:

...mas não deixou de ser o melhor em campo, numa exibição do Benfica que foi, claramente, a pior que eu vi desde sempre, incluindo a exibição de Balaídos!

|

Vou a caminho...:

...de ver o Benfica-Oliveirense ao Estádio da Luz. Porque um dia quero dizer aos meus netos que cheguei realmente a ver o Mantorras a jogar, e tendo em conta que o angolano só joga um jogo de 2 em 2 anos...

|

Sim, eu sei que é Natal, mas...:

...isso não me impede de continuar a ser extremamente mauzinho. O que em mim, também é sinal que eu gosto da pessoa. Nota pessoal: Comprar dicionário para dar sexta-feira ao autor do último post.

|

Asneiras do governo da Incubadora:

As duas últimas aventuras deste governo:

Para tentar salvar o déficit (não diziam que já estava controlado?) o governo decide vender cerca de 65 imóveis do estado. Alguns dos quais construídos com dinheiro da população (como o do IVV, por exemplo). Iria achar piada era depois se os novos donos dos edifícios aumentassem as rendas para um valor imcomportável depois os serviços do estado iam para onde? Para a rua? Ou os funcionários passavam a pagar a renda dos edificios: se vai entrar (para trabalhar) tem de pagar "portagem"... Só visto.

Depois a questão dos monovolumes nas AE's. Para estes veículos pagarem menos todos os outros passam a pagar mais! Realmente bom método não haja dúvida.

E depois vêm dizer que não sabem o porquê da decisão do PR...

|

segunda-feira, dezembro 20, 2004

Patch Adams:

Acabei de ver no AXN (a melhor coisa que aconteceu ao cabo nacional em 2004), este filme com Robin Williams, e, devo dizer que já há mesmo muito tempo que não me sentia tão bem depois de ver um filme. Que grande filme, que grande interpretação. Recomendo mais que vivamente que o vejam. È aliás, uma grande escolha de filme para a vosso dia de Natal, em vez daquelas pasteladas que as tv's nacionais costumam dar nesse dia...

|

Mensagem Papal:

Ontem, o Papa João Paulo II, emitiu uma Mensagem Papal contra o materalismo. Obviamente, fez isto a partir do seu palácio, sentado na sua cadeira de ouro e vestindo a veste mais cara do mundo.

|

domingo, dezembro 19, 2004

10º post hoje:

Devo estar a ganhar ao quilo. Ou como diria Zé Manel Taxista:

"Tu hoje tás imparável, pah...ronc...ronc..."

|

Amanhã:

Começa o calvário (e também o Terreiro do Paço, diga-se) de procurar um part-time e de estudar para os exames.

|

Próximo projecto:

Escrever uma "short novel" em inglês até ao final de Janeiro. Medo, muito medo. Talvez publique aqui algumas partes.

|

Lista...:

...de links actualizada. Sugestões e reclamações na caixa de comentários, se faz favor.

|

Lembrem-me...:

...de dar na cabeça deste tipo por querer fechar o blog dele.

|

Recomendado:

O último artigo de Woody Allen na New Yorker. Aqui.

PS: Esta citação foi tão, mas tão pretenciosa que qualquer dia faço um post a elogiar o Barnabé. Pensado melhor, talvez não.

|

Para aqueles que se perguntam (os cerca de...1) sobre os motivos de tamanha lamechice matinal:

Tem a ver com um certo sorriso, num certo dia desta semana, num certo sítio, depois de uma certa coisa. Esclarecidos?

|

Epah, eu hoje...:

..Estou extremamente lamechas. Até enjoa. Tirem-me o sorriso da cara, ó se faz favor, que isto assim não pode ser.

|

A Ler (espaço extremamente parecido com um que José Pacheco Pereira mantém no Abrupto, mas esqueçam lá isso):


Os artigos da Grande Reportagem de ontem sobre a cozinha tradicional de Bolonha e sobre Woody Allen, dois dos melhores textos que eu alguma vez li na imprensa portuguesa (sobretudo o primeiro, pela sinceridade de sentimentos).

|

Caramba...:

Coisas que trouxe da Feira dos Sabores:

- Cavacas (que, como toda a gente sabe, NÃO são as namoradas de Cavaco Silva, ao contrário de alguns rumores que por aí andam)

- Filhós Meladas

- Azevias

- Chouriço de Porco Preto para assar (e respectivo pão alentejano)

Depois de uma lista destas...como é que eu me posso queixar da vida?

|

sábado, dezembro 18, 2004

Lá vou eu...:



...a caminho da Feira de Sabores de Natal, na FIL. Esqueçam lá o post de há alguns dias sobre o aumento do peso.

|

sexta-feira, dezembro 17, 2004

Lista:

Cobertor - Checked
Ederdon - Checked
Manta - Checked

Bem-vindos às férias de Natal!

|

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Alguém me diz...:

O porquê de eu ter encontrado Roberto Leal junto à àrvore de Natal ali de Belém, e não ter conseguido explicar quem era R. Leal a uma estrangeira? E ela ainda queria tirar uma foto com ele! Medo, muito medo!

|

Ah, a democracia...:

Conta o DN de hoje que o Bloco de Esquerda quer aprovar alterações sobre a IVG (vulgo, aborto) sem passar novamente pela via do referendo na próxima Legislatura. A mim, que até sou favorável à despenalização do aborto, ocorreu-me este belo comentário: Ah, mas que belos democratas...

|

Assim fica provado que...:

Eu até sou um bom aluno. Ou pelo menos, tento. E quando tento, não me deixam.

|

Emigrar:

Não está fora de equação.

|

Só comigo...:

Acordo ás 7 da matina, venho para a faculdade, grande domínio, a tentar vir à última aula teórica do semestre (só mesmo para dizer que vim à última) e quando cá chego constato que ninguém se lembrou de avisar que não havia esta última aula. Ou seja, cheguei aqui ás 8 da matina para ter aulas ás 10. Não é mau.

|

segunda-feira, dezembro 13, 2004

Dedução:

Se eu em 4 meses de faculdade (e mais propriamente de c5), engordei 14 kg, não será essa a prova final necessária para dizer que "Estudar faz mal à saúde"?

|

domingo, dezembro 12, 2004

Plástico tostado:

O autor deste blog entra na sua cozinha para preparar o pequeno-almoço, quando depara com a tostadeira aberta mas já desligada. Não liga. Vai para preparar o seu pequeno-almoço e abre o tupperware com o chouriço lá dentro. Mete a tampa em cima da grelha da tostadeira e vai para a casa de banho. Há fogo na casa.

|

segunda-feira, dezembro 06, 2004

SEF:

Hoje tive de ir ao SEF, com uma amiga minha polaca e...caramba...os papéis para cidadãos estrangeiros da União Europeia estão em...Português...e na secção do Rossio do mesmo serviço, tem de se esperar que se mande vir um funcionário que saiba inglês, porque o que lá está não sabe. Se é assim que tratamos as visitas, como é que tratamos a nós próprios?

|

domingo, dezembro 05, 2004

Dedução do dia:

Se António Araújo foi proibido de contactar com Pinto da Costa e com alternadeiras, isso quer dizer que também não pode falar com a Carolina Salgado?

|

Desde das 9:00:

Ouve-se o Live at Bowl dos Queen...que grande concerto! Mais que recomendado CD!

(ah, e estuda-se Java ao mesmo tempo...)

|

sábado, dezembro 04, 2004

A piada do dia:

Ontem, no tribunal de Gondomar, quando se iniciou a identificação de Jorge Nuno Pinto da Costa, a Juíza perguntou pelo oficial de Justiça, tendo este respondido: "Presente!". Jorge Nuno Pinto da Costa retroquiu: "...está ali na mala do carro, e também trago um para a Sra. Juíza." :)

|

Quanto à nova versão do blog:

Ainda estou para me decidir sobre o melhor template.

|

Recordem-me o porquê de em 192 países do mundo, eu ter tido de calhar neste...:

Empresário António Araújo está ainda proibido de «frequentar o Estádio do Dragão ou qualquer casa de alterne onde se pratique prostituição, bem como contactar qualquer outro arguido deste processo, outros árbitros de futebol, dirigentes do FC Porto e mulheres que se dediquem à actividade de alterne e de prostituição», conforme anunciado pela oficial do Tribunal de Gondomar.


Será que sou só eu que acha estranha esta proibição? Estou a imaginar os agentes da PJ nos bares de alterne de Reinaldo Teles, dizendo às mulheres que só ali vão para ver se António Araújo não vai às "meninas".

|

Nestes dias, é sempre bom recordar que a vida (ainda) tem coisas boas...:

Como o cheiro do assador de castanhas, numa manhã de inverno solarengo. :)

|

Cúmulo da tecnologia:

Senhora de meia-idade, hoje numa loja começada por F e acabada em C, para um funcionário:

- Mas essa máquina fotográfica traz telemóvel?

|

Eu vou fazer a minha parte, amanhã, na sede:



Ajude-nos a ajudar.

|

Ah, o Natal, essa época tão e tão bonita:

Hoje de manhã, quando vim do supermercado tive de carregar numa mão os 4 sacos de compras banais dos supermercados de nome antagónico aos supermercados Litro Salgado, e na outra mão o saco que trazia o Expresso, sendo este o braço mais fustigado pelo peso. Agora, quando fui para ler o jornal detectei nada mais, nada menos do que 9 folhetos e/ou revistas de publicidade alusivas ao Natal que acompanhavam o semanário. A saber: Citizen, Epson, EAD, Disney, Toshiba, Media Books, Phone House, Revista especial do Natal do próprio semanário e a minha perdição (única) consumista: a revista de natal da Fnac. É isto que eu gosto no Natal, o seu espírito cristão.

|

quarta-feira, dezembro 01, 2004

Estamos a remodelar a casa:

Dentro de minutos, Sombra ao Sol 4.0 apresenta-se, esperamos que com menos bugs que o SP2 do XP.

|

Acontece uma vez na vida, mas acontece:

Eu dar razão a José Pacheco Pereira, em achar que a consequência lógica do artigo de Cavaco no Expresso, seria a sua candidatura à liderança do PSD. E, também, ele é muito mais necessário, hoje em dia, como Primeiro-Ministro de que como Presidente da República. E, mesmo com a "onda rosa" que se advinha, neste cenário, todos os partidos eram dizimados. Os portugueses querem o regresso de um dos "Founding Fathers", ou Pais da Pátria e isso não pode ser igonorado nem por Socrátes, nem por Santana, dois políticos que acabam de ser adjectivados pela Reuters como "telegénicos".

|

"Wild Guess":

PS 40-42%
PSD 36-38%
CDS 9-12%
CDU 6-8%
BE 4-5%

E com isto tinhamos Portas e Socrátes.


|

O "Pedro":

É bom que se lembrem que Santana começou as eleições para Lisboa com 20% de atraso, numa eleição em que as sondagens davam números muito parecidos com estes. É bom que se lembrem que o homem é um animal político de primeira água. É bom que se lembrem que ele sozinho vai conseguir evitar a maioria absoluta do PS. É bom que se lembrem que em Março podemos ter um governo mais fraco que este. É bom que se lembrem que dos "cinco" o mais beneficiado é, claramente, Portas. É bom que se lembrem que os portugueses conhecem o "Pedro", mas não fazem ideia de quem é o "José".

|