<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5465138\x26blogName\x3dSombra+ao+Sol\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://sombraaosol.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://sombraaosol.blogspot.com/\x26vt\x3d1492117525979803057', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

sábado, abril 30, 2005

Pedido à Médis:

Julgo que está na altura de pedir à Médis que crie o plano de saúde "Benfica quase Campeão", nomeadamente com cobertura sobre crises cardíacas.

|

Porque é que o futebol português é uma desgraça?:

Porque em 2 jogos que eu vi esta noite as equipas que ganharam, ganharam com golos irregulares. E ironia das ironias, tanto o Benfica foi prejudicado (na 1ª parte) com um penalty do tamanho da muralha da China, como o Porto foi prejudicado (depois do golo validado, quando Benni McCarthy estava em fora-de-jogo) quando viu um magnífico golo de Diego ser anulado por um off-side que mais ninguém viu. Uma nova época precisa-se, urgentemente.

PS: E que amanhã o Braga-Sporting acabe como começou: a zeros.

|

A magia do futebol é...:

...um dos maiores magnatas do petróleo mundial, a roer as unhas a dez minutos de se sagrar campeão nacional.

|

Hitler:



Passam hoje 60 anos sobre o suicídio em Berlim do maior assassino de massas da História do Século XX europeu. Como foi possível o Nacional-socialismo triunfar na Alemanha por via democrática? Como foi possível que em 1933 o povo alemão tenha sancionado com o seu voto, em eleições plenamente democráticas – para os limites da altura, a política de Hitler? O que tinha Hitler para convencer tanta e tanta gente? O que levou Nevile Chamberlain (primeiro-ministro inglês aquando do período pré II Guerra Mundial) a dizer, após uma reunião com o ditador alemão, “A Alemanha de Hitler não é uma ameaça para a paz na Europa”? Será mesmo que todos temos um Hitler dentro de nós, e só podemos esperar que a nossa natureza humana o iniba, com os conceitos de Bem e de Mal a fazerem esse trabalho? Ou será que Hitler (que eu considero que terá sido um homem extraordinariamente inteligente) foi, até nisso, uma pessoa extraordinária (ou seja, fora do comum)? Como é possível ainda resistirem tantas dúvidas ao fim de seis décadas sobre esta personagem? Mas a pergunta fundamental para os dias de hoje é, sem dúvida, a clássica “Seria possível um Hitler ser eleito em 2005?”. Eu considero que não. E esse é, sem dúvida, o maior legado da globalização do “american way of life” pelo Mundo Ocidental. Numa sociedade de informação como a nossa, jamais será possível cortar com tudo o que não seja propaganda de um só líder/partido a um povo. A informação torna-se assim na maior das armas pela liberdade. E por muito que custe a certos intelectuais de esquerda (não só portugueses, obviamente) esse é um legado única e exclusivamente da responsabilidade dos Estados Unidos da América. Quanto mais informação circular, mais democrática será a intenção e vontade do Povo. É aos Estados Unidos da América, e não à União Soviética, que devemos a nossa liberdade. É uma dívida de gratidão que nunca pagaremos. Se o sistema capitalista tem falhas? Certamente. Se os Estados Unidos da América são um poço de virtude sem falhas? Não. Mas o que seria melhor? Falarmos todos Alemão/Russo e fazermos saudações ao Fuehrer/Grande Pai na rua? Ou estarmos a ler este post em plena liberdade? É por isso, que tanto os que defendem regimes de extrema-esquerda como de extrema-direita, não sabem aproveitar o que têm que é só isto: O maior período de Liberdade para o povo da História da Humanidade.

PS: Depois de nos últimos dias ter visto Bruno Ganz e Alec Guiness no papel de Hitler, reafirmei que o melhor Hitler que vi até hoje foi...John Clesse. Ou Hilter, se acharem mais correcto.

|

sexta-feira, abril 29, 2005

Mas alguém percebe este país? - Versão 2.0:

Ninguém acha estranho que a notícia de abertura dos principais telejornais de um país ocidental seja um tipo que foi apanhado a dar umas passas num charro num país do Médio Oriente? Por muito que me choque, e choca com certeza, que um tipo seja preso por dar umas passas num charro, isto é um tema assim tão importante? É motivo de notícia? Se é, não vale a pena perceber este país...

|

quinta-feira, abril 28, 2005

Mas alguém percebe este país?:

Será que alguém me consegue explicar como é que um CD de música de uma artisa portuguesa (neste caso, Mariza) consegue custar quase mais 20% que um CD (nas mesmas condições, acabado de sair para o mercado, na mesma loja) de um artista estrangeiro (neste caso, Bruce Springsteen)? É assim que se promove a música portuguesa? Bravo, Portugal!

|

quarta-feira, abril 27, 2005

Estou-me a tornar numa personagem de ficção...:

...mais propriamente no George Costanza, da série "Seinfeld". Hoje no banho, quando tinha o cabelo molhado reparei na magnífica roda (já com alguns centrímetros de raio) sem cabelo que começa a povoar a minha cabeça. Quando eu for cortar o cabelo, vou já fazer "risca ao meio larga", como diz um amigo meu. E tenho só 21 anos. Argh. Gordo e careca. Sim, senhor. Vou ser a loucura para toda uma legião de fãs do sexo femenino ávida por homens gordos e carecas e que cheiram mal dos pés...

|

A pergunta do dia é:

Está tudo louco!?

O Chelsea, segundo a imprensa transalpina de hoje, prepara-se para pagar 100 milhões de €uros (20 milhões de contos, na moeda antiga) ao Inter de Milão pelo passe do internacional brasileiro Adriano, pulverizando assim o anterior máximo de transferências que era, recorde-se, posse do Real Madrid quando pagou cerca de 60 milhões de €uros à Juventus pelo passe do internacional francês Zinedine Zidane no começo da época 2001/2002. E eu já me contentava (e muito) com 5 mil para me animar...

|

terça-feira, abril 26, 2005

O mito vive:

(ou melhor, por esta hora já não)


No antepenúltimo episódio da última época de "Mad about you" (SIC Mulher 20:30) vi aquela que muito provavelmente foi a última grande apariação de Caroll O'Connor...e pergunta a pequenada..."ò ti João...quem foi Caroll O'Connor?" E eu vos esclareço, caros petizes: Caroll O' Connor foi nem mais nem menos que o mítico Archie Bunker do "All in the Family" (que agora não me recorda como se chama em Português). Pois é...apareceu nesta última série (e já tinha aparecido antes) a fazer de pai da Jamie. Acresente-se que este episódio foi gravado pouco tempo antes de O' Connor morrer, aos 77 anos, a 21/6/01. Refira-se ainda que a senhora que fazia de esposa dele (e que foi eleita a voz mais irritante do século...por mim) ainda vive, aos 82 anos e chama-se Jean Stapleton.

|

segunda-feira, abril 25, 2005

25 de Abril:

Neste 25 de Abril é bom recordar que nem todas as nações do mundo têm a graça da Democracia. São 50 as Nações que ainda não tem a liberdade de votar e de se expressar. Que é preciso levar a esses povos a informação para que eles também possam se revoltar e começar a participar nas decisões dos seus países. Um 25 de Abril é preciso em todos eles, a saber:

Bahrein, Kuwait, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Suazilândia, Tonga, Emiratos Árabes Unidos, Algeria, Burkina Faso, Camarões, Djibouti, Egipto, Guiné Equatorial, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Líbia, Mauritâna, Ruanda, Togo, Tunísia, Uganda, Zimbabwe, Azerbeijão, Coreia do Norte, Irão, Cazaquistão, Maldivas, Paquistão, Singapura, Síria, Tajiquistão, Turmenistão, Usbequistão, Iémen, Bielorússia, República Centro-Africana, Myanmar, Sudão, Burundi, Cuba, China, Laos, Vietman, Congo, Haiti, Libéria, Somália

Para eles e Por eles:

Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade!

PS: Já pensaram? Sem 25 de Abril este texto não poderia estar a ser escrito sem medo. E a blogosfera portuguesa era um bando de criminosos procurados pela PIDE.

|

domingo, abril 24, 2005

Estoril 1 - Benfica 2:

Haja coração...não há máquina que aguente muito mais disto, ó catano!

|

quinta-feira, abril 21, 2005

Dúvida existencial:

Depois do jogo de ontem das meias finais para a Taça de Portugal, mandei um e-mail para a FPF a perguntar quando seriam postos à venda os bilhetes para a final do Jamor. Hoje veio a resposta:

"Bom dia
Conforme solicitado, informamos que não podemos dar qualquer informação, consulte o nosso site www.fpf.tp mais o memos 20 dias antes do jogo, para obter informações pretendidas.
Com os melhores cumprimentos.
FPF."


A minha grande dúvida existencial de hoje é: Deram ou não deram uma informação?

|

quarta-feira, abril 20, 2005

Há 63 anos...:

...nascia em Lisboa, Fernando Manuel Leite Alves. Fazes-me falta, Pai.

|

terça-feira, abril 19, 2005

Frase do dia:

(do DN de hoje, terça-feira, sobre os globos de ouro)


"A única a revelar as suas preferências foi Paula Bobone que viu o seu grupo de eleição, os Da Weasel, conquistarem os dois globos para que estavam nomeados."

|

Habemus Papam:

O Cardeal Joseph Ratzinger foi eleito o Papa Bento XVI. Numa notícia relacionada, vai abrir um Tribunal do Santo Ofício em Lisboa.

|

Resultado do Political Compass...:

...traduzido para Português pelo Público, dá-me ligeiramente de direita (mais à direita que o PSD português e mais à esquerda que o trabalhista Blair - que é claramente de direita), por 2,5 pontos e vê-me como liberal por 1,44 pontos (que também é ligiero). Podem fazer o vosso teste (em Português) no site do Público aqui.

PS: Vá lá, alguma coisa naquele site que não seja paga.

|

domingo, abril 17, 2005

Home Alone:

Até as paredes parecem tristes.

|

sábado, abril 16, 2005

Um grande...:

...AAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRGGGGGGGGGGGGHHHHHHHHHH!



(Ou o pensamento que eu não mereço isto).

|

Este pode muito bem ser...:

...o último post escrito por mim neste blog. A motherboard já apita desalmadamente, o rato não funciona e o ecrã tem a imagem tremida. Foi um prazer ter este computador por quase 3 anos, agora que ele está nos seus últimos dias de vida útil. E dinheiro para comprar outro não há.

|

Porque é que eu me estou a tornar Liberal?:

Porque enquanto João Lagos (vide post anterior) pôs Portugal no mapa por boas razões (iniciativa privada), José Sócrates pôs por más razões (Estado).

|

Lisboa - Dakar:

A próxima edição do Rali Dakar terá o seu início em Lisboa, anunciou hoje a João Lagos Sports, promotora do evento. Será a primeira vez que o maior rali do mundo começará em terras lusas, e isso deve-se a João Lagos e à sua equipa, mais uma vez. A JLS já trouxe para Portugal o torneio final do ATP Tour em ténis - sem um único português no top 100 do Ranking, transformou a moribunda Volta a Portugal num belo espectáculo - apenas optando por ter o melhor nacional e deitando fora o refugo estrangeiro que cá vinha e transformou um torneio de ténis relativamente desconhecido na praça principal de preparação para o Roland Garros e para Monte Carlo, em que quase todos os tenistas latinos gostam de participar. Estes são só 3 exemplos do que João Lagos já fez pelo desporto, e sobretudo, pelo turismo nacional. Se calhar para quem não é fã de eventos desportivos pensa que o Dakar é apenas um rali que está cá um dia ou dois e depois vai embora e não deixa cá marca. Desengane-se. A cobertura que a cidade de Lisboa vai ter (mais a prova que decorrerá no Alentejo ou Algrave) terá só paralelo no Euro 2004. Todo o mundo estará a falar do Lisboa-Dakar. Quantas vezes o ICEP pôs o mundo inteiro a falar de Portugal? Pois. Nós precisamos de um João Lagos para a agricultra, para o turismo, para as novas tecnologias, para a indústria. Em suma precisamos de pessoas que não dependam do Estado para tornar Portugal conhecido lá fora. Para atrair investimento, mesmo que não sejamos tão bons como outros. Para tornar Portugal um país melhor. Um país com futuro.

|

sexta-feira, abril 15, 2005

Ah, foda-se que a vida...:

...me tá a correr tão bem. Agora foi uma factura de 365 euros da LisboaGás. Que mais me vai acontecer?!

|

Experiência extra-sensorial:

Ponto prévio: Quem me conhece sabe que eu sou o mais céptico do cépticos. Não acredito em nada que não possa provar, muito menos em mortos-vivos, ou algo similar.

Vinha a caminho de casa quando vejo num ermo uma pessoa de perna cruzada e quando lhe olho para a cara era a cara chapada do meu pai, que morreu há 8 anos e meio. Não consegui dizer nada, só consegui afastar me dali o mais depressa possível e olhar várias vezes para a cara do senhor, para confirmar que não estava a ter uma alucinação. Estou todo a tremer. Dasse. Só mesmo isto para fechar a semana em grande. Que expriência chocante. Porra.

|

quinta-feira, abril 14, 2005

Esta tem sido a chamada...:

...semana de merda. Dasse. Ou a minha vida dá uma volta em breve ou não sei...isto está muito insuportávelzinho.

|

Olha...:

...agora sim tenho todo o tipo de blogs que um blogger pode ter. Um generalista, um de escrita mais elaborada, um para a chamada loucura e outro para os 5 minutos diários de conversa séria.

|

Frase que tem dominado a versão interior deste escriba ao longo dos últimos dias:

"It's the end of the world as we know it..."

|

Porto:

Queria aqui dar as boas vindas à cidade do Porto, que hoje se junta ao grupo de cidades com espaços que aparentemente não servem para mais nada do que para torrar dinheiro, com a abertura da Casa da Música. Lisboa já tem o CCB, bem-vindos a bordo.

|

Impostos:

O Director Geral dos Impostos, Paulo Macedo (o tal do ordenado chorudo que tanta polémica levantou) teve, segundo o que avança hoje o Diário de Notícias, uma dívida fiscal até Dezembro de 2004, altura em que foi alvo de uma execução coerciva do montante em falta. Extremamente positivo. Viva Portuscale.

|

quarta-feira, abril 13, 2005

Porque é que o Jaquinzinhos é o melhor blog político nacional?:

Por coisas como esta.

|

Arrested Development:

Quero aqui recomendar que...utilizem...o Btefnet para verem a série "Arrested Development", que para mim é a melhor sitcom americana desde Seinfeld. E, sim, também porque tem a Portia de Rossi. Não sabem quem é? A loura da Ally McBeal. Pois. Essa mesmo.

|

Jon Stewart:



O grandioso Jon Stewart, na passada segunda-feira, entitulou a peça sobre o casamento de Carlos e Camilla com "The Bride of Chucky".

|

"Mas tu queres ver que...?!":

Os tais governos do Durão e do Santana, tão maus que eles eram, tão horríveis que foram, que tanto mal fizeram à Pátria, puseram Portugal a crescer acima da Zona €uro já este ano. Da mesma cidade (leia-se Bruxelas) o novel Ministro das Finanças, Luís Campos e Cunha, já disse que vamos ter défice e despesa pública acima dos limites do PEC (ou ex-PEC, como será mais correcto dizer), durante a vigência do seu mandato. Pois. Bravo. Viva Portugal.

|

terça-feira, abril 12, 2005

Extremamente positivo:

Penelope Cruz surpreendeu os espectadores do "Good Morning America" da ABC ao dizer que a pessoa que mais tinha gostado de beijar no cimena foi...Charlize Theron. Eu acho isto o mais positivo possível...se puderem mandem vídeo.

|

Dúvida acabadinha de chegar ao meu crânio:

Será que quando um médico procria conta como reprodução medicamente assistida?

|

Multibanco:

O cidadão comum têm agora a opção de ver o saldo no ecrã e poupar com isso algum dinheiro e papel. Mas porque é que não o faz? Para o tipo(a) que está atrás dele não lhe veja o saldo.

|

O Governo tomou posse há um mês:



Alguém o viu?

PS: Estou a ser injusto. Vi Socrátes 3 vezes neste mês: Na tomada de Posse, no debate do programa de Governo e no dia da morte do Papa. Pois. A minha teoria é que este Governo é Anarquista. Pelo menos, parece que não existe.

|

segunda-feira, abril 11, 2005

Eu tinha dois posts que já estavam em papel e tudo...:

...mas o caderno está a mais de um metro de mim e eu não consigo nem dar mais um passo. Argh, que dia...argh, que vida...não recomendo!

|

sábado, abril 09, 2005

Downgrade:



|

quinta-feira, abril 07, 2005

Sombra ao Sol:

20 000 visitas

33 000 page views

22 meses

1 palavra:

Obrigado.

|

Publicidade:

Alguém já viu o novo anúncio do Nestea? Aquele em que o tipo morre com uma carrada de tijolos em cima porque não escolhe o Ice Tea certo?
É assustador.

|

SIC Notícias:

A jornalista da SIC, Anabela Neves acabou de dizer em directo que os Deputados aprovaram "um voto de silêncio" em homenagem à memória de João Paulo II. Um lapso ou um desejo escondido?

|

Há um doce...:

...à espera do visitante 20 000.

|

DVD:

O Daily Show vai sair em DVD. Vou já reservar um no Amazon. O melhor anchorman do mundo agora em sua casa, Mr. Jon Stewart.

|

quarta-feira, abril 06, 2005

Mourinho:

O homem domina. Sem ser brilhante, o Chelsea só não saiu do jogo da 1ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões com a eliminatória resolvida porque o árbrito decidiu inventar um penalty nos descontos a favor do Bayern. Eu não gosto da personalidade de José Mourinho, mas que o homem domina, domina. Resultado final: Mourinho (e Chelsea) 4 - Bayern (e UEFA) 2. Sim, porque com o actual Mourinho é indiferente a equipa que ele treina que se arrisca a ser campeã...europeia. Alguém duvida?

|

A blogosfera no seu melhor:

Polémica "O Estado Ladrão" nos Jaquinzinhos - Ou porque é que Portugal não produz riqueza. A seguir.

|

Longo tempo de espera...:

...mas já tenho em meu poder o DVD da primeira época do Family Guy. Como consegui? Fui comprar à FNAC, como é óbvio...

|

Adenda à Teoria da Reprodução:

Hoje percebi porque é que tenho tantos amigos que fazem anos em Abril. É que 9 meses antes estamos em pleno período de férias. Senhor Patrão: Ajude o crescimento populacional: Dê férias ao seu empregado.

|

segunda-feira, abril 04, 2005

Doenças:

A minha reacção a esta notícia foi: "Deve ser do Alzheimer."

|

Casamento:



Eu não sei quanto a vocês mas eu acho mal que um estado europeu e moderno como é o Reino Unido ainda permita a zoofilia.

|

Portugal no seu melhor:

Em Loures, na localidade em que eu vivo, há um viaduto que está a ser construído, de acesso a um futuro centro comercial onde as obras pouco mais fizeram do que terraplanar o terreno onde será construída essa estrada. Mas já puseram as indicações de trânsito como se ela já existisse, com um placard a indicar para onde é a zona comercial e as restantes saídas desse viaduto. Será que isto acontece por estarmos a 4 meses das eleições locais e a rotunda só estar pronta depois dessas eleições?

|

Papa:

Já aqui disse que não sou católico (e por isso, porventura, com menor percepção das tradições católicas), mas isso não me impede de achar muito estranho que em 2005 ainda seja necessário fazer de um cadáver um ícone como o Vaticano está a fazer com o corpo de Karol Wojtyla. São imagens chocantes que, porventura, há 20 ou 30 anos eram aceitáveis, mas hoje não o são, porque não se trata de ter medo da morte ou algo do género mas sim de ter respeito por uma vida que acabou. Mas quanto dinheiro com estas fotos e filmes do corpo vai o Vaticano fazer? Pois.

|

sábado, abril 02, 2005

Sentimentos:

Apesar de não-crente e até de "anti-clerical", no sentido em que não sigo em nada a Igreja e as suas posições, não posso deixar de afirmar que a morte de Karol Wojtlya me está a deixar profundamente perturbado. Para os crentes, ele terá sido um peregrino de Deus, para mim foi um peregrino da Liberdade. O seu papado, para além da libertação dos povos da Europa de Leste fica, entre outras coisas, ligado à libertação de Timor-Leste e o forte papel que a Igreja teve nessa libertação. Foi um Papa ecuménico, sendo disso prova cabal, as manifestações de pesar da Liga Árabe ou de líderes Ortodoxos e Judaicos. Foi um Papa muito para além do seu Papado. Foi alguém que guiou a Europa Ocidental no último quarto do século XX. Basta ver como o mundo estava em 1978 e como ele está para perceber que este Papa deixa um mundo melhor, e que também dependeu (em alguns casos de forma decisiva) dele essa melhoria das condições globais da sociedade. È verdade que se pode, nomeadamente na questão do uso de métodos anti-concepcionais, pôr em causa o papel do Vaticano e argumentar o número de vítimas que essa posição poderá ter causado. Este foi um Papado conservador em valores morais. Será positivo que o próximo Papado consiga demarcar-se deste nessas questões. Mas seria muito importante que, em outras questões fundamentais - como o diálogo inter-religioso - o novo Papado siga as orientações gerais deste. Apesar de não ser católico, de não me guiar pelas Leis de Roma, não posso deixar de considerar que o mundo está melhor depois deste Papado. Assim possa manter o balanço no final do próximo...

|

Morreu um homem bom.

|

Papa Johannes Paulus II:



Morreu o Papa João Paulo II. Num momento de recolhimento e reflexão como este, mesmo para os não-crentes, é de realçar o papel do Papa polaco na queda do comunismo na Europa de Leste. Esse é, para um não-crente como eu (e deixo à vontade dos bloggers crentes deste espaço uma análise mais passional e crente sobre este Papado que hoje termina), o grande legado de Karol Wojtyla. Morreu uma das 3 grandes figuras europeias do século XX, juntamente com Hitler e Stalin. Que a Igreja possa ver nesta morte, uma oportunidade de renovação de alguns dogmas e atitudes e que possa, finalmente, ser transportada para os nossos dias. Há muita coisa que naturalmente me distancia das posições do Vaticano, mas não é a altura agora para postar sobre isso. Guardemos pois a memória de alguém que, acima de tudo, foi também um lutador pela Paz. Possa descansar nela.

|

Faleceu, hoje, o homem da paz:

Karol Wojtyla.

Que Deus lhe abra as portas do Céu como ele abriu ao mundo as portas de Deus.

|

Será que me estou a tornar num AC*?:

Pela primeira vez em quase 2 anos de postagem (quase) contínua, decidi não publicar um post por achar que era demasiado forte. Mas como bom contador de histórias de gosto duvidoso, ainda hei-de verbalizar o post perante alguém...

* Adulto Contemporâneo

|

Alguém avisa...:

...o realizador da emissão especial da SIC sobre o estado de saúde de Karol Wojtyla, que a música que estão a usar no genérico também foi usada no genérico do Mr. Bean durante, pelo menos, 1 época?

|

Segundo esta notícia:

José Mourinho prepara-se para ser tri-campeão europeu em 3 clubes diferentes, e de forma consecutiva. A saber:

2004 - FC Porto
2005 - Chelsea
2006 - Um clube muito simpático que há ali na Av. Gen. Norton de Matos e cujo estádio tem vista para o Colombo...

|

sexta-feira, abril 01, 2005

Ganhei o €uroMilhões!

|

O "Jornalismo" Português no seu melhor:

Nenhum (ou praticamente nenhum) jornalista está a ousar dizer: "O Papa está a morrer". Dizem coisas como "pode acontecer o desfecho que os Católicos não esperam" ou "pode acontecer o pior". Meus amigos, isto é uma das coisas que mais me irrita em Portugal e nos media portugueses. Não se diz que uma pessoa está a morrer, fala-se em "acontecer o pior". Não se diz que uma pessoa morreu de cancro, fala-se em "doença prolongada". Só estes dois exemplos de linguagem são o suficiente para isto também ser um sinal que não conseguimos, como força colectiva, enfrentar os nossos medos. Basta dar um salto na TV Cabo até aos canais internacionais para perceber que a expressão "dying" está, e muito bem, a ser posta em legendas nas televisões internacionais. Nada seria mais natural do que assumir, com a própria expressão "a morrer", que a pessoa Karol Wojtlya de 84 anos, está no(s) último(s) dia(s) de vida. Não o fazer com medo de chocar, mostra como a maneira de dizer a verdade em Portugal ainda é muito marcada pelo medo.

|