<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5465138\x26blogName\x3dSombra+ao+Sol\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://sombraaosol.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://sombraaosol.blogspot.com/\x26vt\x3d1492117525979803057', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

segunda-feira, janeiro 31, 2005

Citando esse grande filosófo José Mourinho:

"Eu vou passar. Vamos passar. Não há outra hipótese."

Ok, isto é parvo.

|

"I feel it in my fingers, i feel it in my toes...":

Hoje é dia de exame de cálculo. Ora aqui estão três palavras que nunca, em caso algum, deveriam ser conjugadas conjuntamente. E a parte engraçada é que essa não é a única preocupação do meu dia. Mas cada coisa a seu tempo...

|

sábado, janeiro 29, 2005

Acabei de reparar que...:

...não posso falar de televisão. Nunca fui director de programas, ou em última análise, nunca gerei um Eduardo Cintra Torres. And good for me.

|

Acho bem...:

...que o AXN escolha para as manhãs de Sábado um compacto de 5 episódios do E.R. Já estou a ver as mães e os pais a dizerem aos filhos: "Ó Luis Manuel, filho, muda daquela operação ao baço onde o sangue vai espichar todo para cima de uma médica, causando vómitos a um assistente para os pokémons" ou, em alternativa, "Ó Lizete Vanessa, filha, só podes ter fantasias com o Clooney daqui a 10 anos...mete já nos Power Rangers".

|

sexta-feira, janeiro 28, 2005

Não há direito:

Um tipo esforça-se para ter uma média brilhante (a rondar os 2 valores) e aparece-lhe um 6 numa pauta. Assim não pode ser. Daqui a pouco até passo às cadeiras todas na 2ª fase e tudo...bah! Não me deixam aproveitar a Faculdade em condições, é o que é...

|

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Revista Sábado:

Miguel Esteves Cardoso, a partir da edição de amanhã, vai entrevistar os 5 líderes partidários para a Revista Sábado. Amanhã será a vez de Louçã abrir este espaço. Mas devo comprar a da próxima semana, onde deverá vir Paulo Portas. A dupla magnífica do Independente volta-se a encontrar, em papéis muito diferentes. A seguir com muita atenção...

|

O que eu metia...:

...a tocar, hoje, no balenário do Benfica: "A culpa é da vontade" - Humanos

|

Dia de lembrança:



Foi há 60 anos - Auschwitz.

|

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Ufa:

O Portugal-Grécia e o Portugal-Inglaterra foi uma brincadeira de crianças em termos de sofrimento ao pé desta noite...ainda bem que não fui ao estádio, senão já não estava aqui para contar a história do mais emocionante jogo que me lembro, o Benfica 3 - Sporting 3 (10-9 a.g.p). É o jogo dos jogos, é o derby dos derbies, foi o melhor jogo que já vi entre equipas portuguesas. Resumindo: "Isto é um sofrimento do caralho, é o que é..."

|

José António Camacho:

Um dos blogs que está aqui ao lado, lançou o rumor que José António Camacho pode ser apresentado como treinador do Benfica amanhã. Em sendo verdade, acho que pela primeira vez na vida vou torcer pelo Sportem num derby lisboeta.

|

Lista para breve:

Comprar DVD do Curb Your Enthusiam, de Larry David. Genial.

|

Foi há 1 mês que se perderam quase 300 mil vidas:

|

Adenda U2:

Os 52 mil bilhetes para o concerto de dia 14 de Agosto serão postos à venda a 14 de Fevereiro, dia dos Namorados, anunciou a Ritmos & Blues. O número de bilhetes anunciado deve, na minha opinião, afastar a hipótese Coimbra, restando o Dragão e Alvalade como palcos para o concerto do próximo verão. Esta medida puramente mercantilista ajuda à minha decisão, como no Rock in Rio: EU NÃO VOU.

|

terça-feira, janeiro 25, 2005

Oscares 2004:

Nomeados para melhor filme:

The Aviator
Finding Neverland
Millon Dollar baby
Ray
Sideways

Destaques:

- Jamie Foxx nomeado para Melhor Actor e Melhor Actor Secundário
- O Despertar da Mente com Kate Winslet para Melhor Actriz e Charlie Kaufman para Melhor Argumento (eu bem que queria o Melhor Filme, mas não foi possível)
- Todas as nomeações de animação são para a Pixar: Gang dos Tubarões, Shrek 2 e Incredibles
- Duelo de Titãs para Melhor Realizador: Scorsese-Eastwood
- Clint Eastwood para Melhor Actor e Realizador no Millon Dollar Baby
- Várias nomeações nas categorias de intrepretação (Don Cheadle à cabeça para Melhor Actor) para Hotel Rwanda
- A Paixão de Cristo com 3 nomeações: Musica, Maquilhagem e Cinematografia
- Super Size Me para Melhor Documentário, ao contrário de Farenheit 9/11 que não é nomeado para nenhuma categoria

Posto isto, são 11 nomeações para The Aviator, 7 para Finding Neverland e 6 para Millon Dollar Baby, os grandes nomeados desta edição dos Oscares, a 77ª. Todos os nomeados das 24 categorias podem ser vistos aqui.

|

Classificação:

Melhor treinador do mundo, segundo a IFFHS (Organismo de estatística da FIFA):

1.José Mourinho Chelsea FC Portugal 271
2.Arsène Wenger Arsenal FC França 86
3.Didier Deschamps AS Monaco França 72
4.Franklin Rijkaard FC Barcelona Holanda 71
5.Rafael Benítez Liverpool FC Espanha 62

E novidades?

|

Leituras:

Leio no Barnabé que João MacDonald - o autor de, entre outros, o Homem da Conspiração - vai lá escrever. Mas 90% dos textos que lá estão já são de humor...

|

280 000

|

Um ano de saudade:

|

Os Razzies:

A lista de nomeações para os Razzies - uma espécie de Oscares, mas ao contrário - já foi revelada e existe uma grande surpresa: O Presidente George W. Bush foi nomeado como Pior Actor, no seu papel no filme Farenheit 9/11, e ainda como pior casal com Condolezza Rice no mesmo filme. Quanto ao pior filme de 2004, as opções são o incontronável "Catwoman" (que lidera as nomeações com 7), "Alexander", "Super Babies", "Surviving Christmas" e "White Chicks". Destaque ainda para Ben Stiller que foi nomeado como Pior Actor pela participação em qualquer um dos 5 filmes que lançou em 2004. A lista completa dos nomeados poder ser consultada aqui. Daqui a 3 horas, será a vez dos nomeados para os Oscares. Até lá.

|

É engraçado:

Como é que escrever num post a gozar com o frio as palavras "bin" e "laden" pode levar a que 6% das visitas desse dia sejam da Força Aérea Americana.

|

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Site do momento:

Face Analyzer. Divirtam-se. Eu estou orgulhoso do meu "very low gay factor" e, já que falo em gay factor, testei uma foto do José Castelo Branco e deu o mesmo resultado. Mas quando fui ver o género dele tinha dado mulher. Pois.

|

Frio:

Hoje tá um frio que "ó por amor de Deus". É mesmo a definição deste frio: "ó por amor de Deus!" Não saio do quarto nem que o Bin Laden me faça explodir o prédio...a cama já tá debaixo do teclado e do ar condicionado que é para não esfriar. Quando fui agora aquecer o café para o pequeno-almoço deixei cair um bocado de café a ferver na mão. Agora dói um bocado, mas na altura soube-me mesmo bem. E a todos aqueles que já foram hoje à rua, ou me estão a ler no seu posto de trabalho, só tenho uma coisa a dizer, de forma totalmente madura, solidária e adulta:



|

domingo, janeiro 23, 2005

RTP-Memória:

Está a passar o "Humor de Perdição", programa que foi responsável por eu me mascarar aos 6 anos - e com as roupas da minha empregada doméstica - de Maximiana, a bimba genialmente intrepertada por Herman. Aos sábados à noite. A não perder. E não, não há fotos.

|

Comentário...:

...ao ver ontem, na SIC, a reportagem de António Cancela em Banda Aceh, na Indonésia:
"O fim do mundo deve ser muito parecido com isto."

|

Amélie...:

...no Código Da Vinci, para fazer o papel de Sophie Neveu, uma das personagens principais do filme baseado na obra de Dan Brown. Isto foi revelado pelo Le Parisien, que ainda adiantou que o Louvre já autorizou que existam lá filmagens dirigidas por Ron Howard. Só por isso já vai valer a pena ver o filme...

|

Mais U2:

Hoje foi revelado, pela Ritmos & Blues o preço mais barato para adquirir um bilhete para os U2, em local ainda incerto (as possibilidades dividem-se entre o Dragão, o Cidade de Coimbra e o Alvalade XXI), que será idêntico ao preço de um bilhete para um dia no Rock in Rio, ou seja, 53 €uros. Ainda assim não sei se valerá a pena...

|

sábado, janeiro 22, 2005

Rigoroso exclusivo:

Jovem, se tens menos de 30 anos e menos de 85 de QI, junta-te ao projecto mais inovador do País, lançado por este blog: Licenciatura 2015. Neste projecto poderás apanhar grandes bebedeiras, poderás ter de fazer a mesma cadeira 5 vezes, poderás conhecer várias jovens caloiras, mesmo quando já tiveres passado os 30 anos e isso for um crime julgado na Boa Hora. Se queres fazer da faculdade um modo de vida, inscreve-te já! Projecto co-financiado pelo Ministério do Ensino Superior e por alguns professores não identificados. A frequência deste curso poderá impedir a queda de cabelo ou a entrada na Quinta das Celebridades.

|

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Portugal a Caminho de Eleições - X:

Notas do dia

- O debate entre os dois candidatos a Primeiro-Ministro vai ser na RTP 2, num programa que costuma começar à 00:00 de um dia de semana (Clube dos Jornalistas) - Audiência Prevista: Zero.
- Diogo Infante ensaiou uma resposta aos boatos que o envolvem, num pé de página da Visão. Foi pior emenda que o soneto. Vale Zero.
- O anterior Primeiro-Ministro tomou posse como Presidente da Comissão Europeia. Relevância televisiva em Portugal? Zero.

|

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Onze ideal UEFA para o ano de 2004:

Buffon; Cafú, R. Carvalho, Nesta, Cole; Maniche, Ronaldo, Ronaldinho, Nedved; Henry e Shevchenko. A treinar estaria José Mourinho. Injustiça para Deco. E para Paulo Almeida.

|

Notas de Música:

Há boas notícias no mundo da música. Depois de um hiato de 8 anos, os Portishead vão voltar a editar um disco de originais, segundo relatou Geoff Barrow (membro fundador da banda) à BBC 6, não se confirmando assim as notícias que tinha dado a banda como extinta. Barrow adiantou que nunca se pôs o cenário de separação, tendo apenas acontecido um hiato temporal. Os Portishead avançaram ainda que irão dar um concerto com os Massive Attack em Bristol a 19 de Fevereiro a favor das vítimas do Tsunami Asiático. O concerto poderá ser seguido via webcast em www.crisisinasia.com.

|

Adiar:

Descobri - via documentário da NBC - que a 1ª Guerra do Golfo começou na mesma noite que começava o Seinfeld, e a estreia da mais conhecida série dos últimos 20 anos foi adiada. Curioso: "Like father, Like son". Na 2ª, foi a verdade a ser adiada.

|

226 566

|

terça-feira, janeiro 18, 2005

Uau:



Acabei de ver a reportagem do "60 Minutos" sobre aquela que foi eleita a mulher mais bonita do mundo, Aishwarya Rai, actriz indiana do famoso "Bollywood" e que agora vai fazer filmes em Hollywood. E com toda a justiça, como se pode ver pela imagem junta...

|

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Alguém me arranja um mapa?:

Quero aqui acusar os senhores da KLM de não saberem Geografia. Então as tarifas para dois sítios cuja distância em voo é semelhante, num cobram 195€ e noutro 395€ (e lá está, um destes sítios tem €uro - o de 195 e o mais caro não tem)? E com isto já me devem ter lixado as férias, ó caraças...

|

Obrigado, PEC...por nada:

O famoso PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento) que tanto problemas nos causa por excessivo défice das contas públicas, é o que têm sustentado o €uro em tão boa cotação. Mas acabo de descobrir que se as minhas férias passam de Berlim para Leste, ficam logo mais caras 20% a 30%. Xiça!

|

O Português, esse povo que me irrita tanto - II:

Estava eu a ver mais ou menos um orçamento para umas férias de verão na Europa central, quando reparo que em países (pelo menos é o que dizem os estudos) muito menos desenvolvidos que o nosso, a quantidade de informação em inglês e a qualidade da mesma ficam noutro planeta, comparada com a mesma informação em sites portugueses. E fazemos nós, ao contrário desses países, do turismo umas das nossas armas lá fora...

|

O Português, esse povo que me irrita tanto - I:

Qual é a razão daquelas pessoas que nas escadas rolantes do Metro, nos fazem desviar para irem 4 ou 5 degraus à nossa frente? Não irão apanhar o mesmo comboio que nós?

|

domingo, janeiro 16, 2005

Obrigado, Pedro...:



...por mais um momento de magia. E como o futebol precisa da tua magia, miúdo...

|

O homem está de volta...:



E é neste negócio dos soundbites que ele é realmente bom...

|

O Martunis:



O miúdo indonésio que sobreviveu ao fim de 19 dias (mas que grande acto de instinto animal, no seu melhor sentido) ao maremoto asiático foi tema do Primeiro Jornal (SIC) com a presença em estúdio de Luiz Filipe Scolari, já que o miúdo (ver foto) envergava uma camisola da selecção de Portugal quando foi encontrado pela equipa da Sky News em Banda Aceh. Impressionante o tratado de profissionalismo que o jornalista inglês passou à pivôt da SIC, Maria João Ruela, já que esta queria à força toda que o miúdo viesse já hoje para Portugal ver futebol. O jornalista inglês, muito polido, tentou contronar a questão, com um leve sorriso, e deu a verdadeira informação para quem queira (como a FPF já quis, felizmente) ajudar a família do Martunis, com a presença de uma representante da "Save the Children" e pondo-se num nível que, depois do triste espectáculo dado por Maria João Ruela, duvido que algum jornalista português atinga. Como é triste de ver que para uns o importante era a criança e a sua salvação, e para outros era o futebol...

|

sábado, janeiro 15, 2005

Os Novos Descobrimentos - II (Agora em som):

Aqui e Aqui.

|

Portugal a Caminho de Eleições - IX:

Sócrates

No final do Jornal da Noite (SIC) de hoje, a pivot Ana Lourenço teve, no final, vir desmentir as declarações que José Sócrates fez numa peça que tinha passado sobre os PPR's e o IRS há 40 minutos. Dizia Ana Lourenço que Sócrates tinha contactado a SIC a desmentir a ideia que passou na reportagem. A semana passada as ideias de Sócrates ainda duravam 24 horas, mas já vamos em 40 minutos. Temo que o discurso de Posse seja terminado com: "Estão a ver aquilo que eu acabei de dizer mesmo agora? Esqueçam lá isso, afinal não é nada disto."

|

Aí estão os Novos Descobrimentos:


|

sexta-feira, janeiro 14, 2005

A desgraça:

Este ano nem a defesa do "caneco do Jamor" se safa. Benfica-Sporting a 26 de Janeiro para os oitavos de final da Taça, no mesmo dia do Manchester United-Chelsea. Quem gostar mesmo de futebol, tente apanhar os dois jogos e compare-os. Tem tudo a ver. Ou então não.

|

Portugal a Caminho de Eleições - VIII:

O papel fundamental do Bloco

Ajudado pelo magnífico trabalho do Margens de Erro e o seu "poll of polls", e tendo a sondagem mais recente da Eurosondagem para a RR/SIC/Expresso como pano de fundo, cada vez mais se verifica que a maioria absoluta do PS já não depende do centro político mas sim dos votos à sua esquerda. De facto, ao centro o PS já não pode crescer mais (não é crível que o PSD valha menos de 30% e se valer a culpa será do eleitorado à direita, que dará votação a Portas) e neste momento o que separa o PS de uma maioria absoluta é a capacidade ou não de ganhar os votos daqueles que vêem Sócrates como um "Guterres II", sem verdadeiras ideias de esquerda. Com o PCP/PEV a estagnar (Jerónimo de Sousa não é um galvanizador de novos eleitorados) verifica-se, nas várias sondagens que as descidas recentes do PS verificam-se à custa de uma subida do BE. Ou seja, ou há maioria PS ou há "acordo de incidência parlamentar" PS/BE. Nada mau para um grupelho de partidos de extrema-esquerda, que das 10 medidas que considera prioritárias para o país, 3 iriam atirar Portugal para fora do quadro da UE, uma vai contra a vontade popular e das outras 6, o PS já tomou para si metade delas. Neste cenário, do mal o menos, e que venha então a maioria PS. Até porque penso que ela não irá durar os quatro anos, para mal do nosso país.

|

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Casa (Vem fazer de conta):

Esta música (que eu ando a consumir a receita médica, 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas) tem uma letra muito grande, mas há uma parte que hoje faz sentido pôr aqui:

(...)

nunca tão poucas palavras tiveram tanto significado
e de repente era assim, do nada, um ser iluminado -
e tudo fazia sentido, respirar fazia sentido,
andar fazia sentido, todo o pequeno pormenor em pensamento perdido
era isto que realmente importava,
não qualquer outro tipo de gratificação.

|

Não posso deixar passar em claro...:

...o quão feliz eu estou. Hoje recebi das melhores notícias de todó sempre. A confirmar-se, pode ser mesmo a melhor. Chegou a vez de a vida me dar algo de bom. Não posso contar os quês e porquês deste post mas...que bela notícia, sim senhor. Extremamente positivo. Caramba...e quero pensar que tive alguma coisa a ver com isso!

|

Bom...:



...e depois de uma directa sobre Introdução aos Sistemas Computacionais - Arq. de Computadores, vamos lá ao banho que tá um frio do caraças e o exame é só ás 9.

PS: Esta directa teve o patrocínio de Sical 5 Estrelas e Red Bull.

|

Um mal nunca vem só:

Como se já não fosse suficiente ao Stade Reims ter sido treinado por Artur Jorge, eis que descubro isto...


|

Portugal a Caminho de Eleições - VII:

O PSL/PPD/PSD/MPT/PPM

Nunca, na história democrática portuguesa o Partido Social Democrata partiu em tão clara desvantagem para umas Eleições Gerais. Agarrado a um líder frouxo, sem cariz para ser Primeiro-Ministro, e delapidado do poder a meio do seu mandato (quando era matriz Barrosista, que os dois primeiros anos seriam para as medidas duras e o 3º e 4º anos da Legislatura para colher os louros das políticas seguidas) pelo Presidente Sampaio, o Partido vê-se numa situação que tem dupla maldade: irá para a oposição, e não estará representado no Parlamento, porque as listas para a Assembleia não são as listas do PSD, mas sim do PSL (chame-se Partido Social Liberal ou Partido do Santana Lopes) já que são mais que muitos os exemplos de lugares elegíveis que eram do PSD e passaram para esse clube de 20 ou 30 pessoas que fazem o círculo próximo do Primeiro-Ministro. Pedro Santana Lopes tem o duplo dom de, com esta medida, se circundar no Parlamento dos seus amigos e de fazer a vida muito díficil ao próximo líder laranja, já que este (como sucedeu com Marcelo Rebelo de Sousa, antes de 1999) não será deputado e não terá ali a sua tribuna de oposição ao governo Socialista (o único potencial líder do PSD que será deputado, porventura, é Luís Marques Mendes) o que pode dificultar a vida ao PSD, mas sobretudo ao Governo-eleito, pois terá uma oposição vinda de fora de um hemiciclo que aos olhos dos portugueses está desacreditado e a quem, no dia-a-dia, ninguém liga nenhuma. Não acreditando eu, que mesmo num cenário de maioria absoluta PS, o próximo governo dure os 4 anos - por incapacidade de Sócrates e da tralha guterrista que em cenário de "empate + 1" (D. Campelo) não acabou a Legislatura, o próximo líder laranja terá de renovar o Partido fora do Parlamento para o preparar para eleições em 2006/2007, onde, num cenário em que o PSL deu lugar ao PSD (numa substituição que pode ser potenciada pela candidatura de Cavaco à Presidência) se dará a alternância democrática rotativista entre Rosa e Laranja que o nosso jogo político propricia. Adende-se a isto que o novo líder não deverá ter Paulo Portas à perna nessas eleições, uma vantagem face a um PS que estará de saída do Poder. Dizia, num comentário, o meu querido colega e amigo José Coelho que o pior PSD será sempre melhor que o PS, ainda para mais este PS. Totalmente de acordo. Mas o problema é que não é o PSD que se apresenta a eleições. É essa massa política de amigos de Santana e fadistas que deixou esquecer o (goste-se ou não - e veja-se que Sócrates é agora - ó ironia - o seu principal defensor) legado do verdadeiro PSD de Manuela Ferreira Leite e Durão Barroso, que, na parte penosa da Legislatura, tentou, ainda que eu não concorde com algumas políticas, estancar o défice e reformar o País. Com isto só posso concluir que o regresso do PSD à vida política pode ser a única tábua de salvação do "centrão" político, que é, goste-se ou não, a única força portuguesa capaz de governar Portugal. Santana não serve, Sócrates também não e o grande vencedor das eleições de daqui a 38 dias será, não tenham dúvidas, o ficar em casa. Vamos a ver se não ultrapassa os 50%, porque isso seria grave para a legitimidade do próximo governo.

|

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Portugal a Caminho de Eleições - VI:

Hã?

José Sócrates disse hoje que "o objectivo do PS é colocar as pensões mínimas ao nível do limiar da pobreza". Ouvi e não quis acreditar. Primeiro, revela um total desconhecimento (mesmo eu, um leigo, sei o que isso é) do que é o "nível do limiar da pobreza". São 60 doláres, pouco mais de 10 contos. Ora isso, já nós temos. Segundo, revela que o seu objectivo é a tecnocracia pura, apostando em termos tão vagos como "inovação" e "tecnologia", como se isso quissese dizer alguma coisa em Portugal e não as preocupações com os mais pobres, com os pensionistas, como seria timbre da tal "social-democracia nórdica" que ele tanto apregoa. Depois, quando confrontado pelos jornalistas com as suas inacreditáveis declarações, repetiu várias vezes que "limiar de pobreza" era um termo técnico. E, apertado pela imprensa, bateu com a porta do carro, tentado fugir à pergunta. Ora, isto passou paí como 20ª notícia na SIC e RTP (não vejo o jornal da TVI para poder dizer). O que é mais preocupante para a Nação no seu todo? Uns devaneios turísticos de um ministro ou um quase-eleito Primeiro Ministro que diz que "limiar de pobreza é um termo técnico"? Eu cá acho que é a segunda. Mas, se calhar, dá mais audiência a primeira, por estar na moda bater no PSD. Meus amigos que me fazem o favor de ler este blog, podemos estar à beira de "explusar a má moeda", mas vamos entrar num período de uma moeda ainda pior. E, sejamos francos, "má moeda" por "má moeda", deixem lá estar esta, que ainda nos diverte.

|

Explicação:

Alguém me explica como é que um ministro pede a demissão a um Primeiro-Ministro demissionário, que por sua vez, na véspera de se ter demitido, tinha sido "politicamente" demitido pelo Presidente da República?

|

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Poemas - I:

A mulher

Nenhum outro ser pode cambiar
De forma tão suave e bela
O mais carrancudo dos semi-círculos
Num suave sorriso

Nenhum outro ser pode trazer
Numa mão mel, na outra fel
Nenhum outro ser pode seduzir
Numa mão sexo, na outra nexo

Nenhum outro ser pode.
Só elas.

|

domingo, janeiro 09, 2005

Portugal a Caminho de Eleições - V:

"O Novo Rumo" socialista

Os primeiros cartazes do Partido Socialista indicam que os markteiros do PS (os sucessores de Edson Atayíde) querem que José Sócrates representem "um rumo" retornado. Como já se viu nas listas do PS, o "novo rumo" é o rumo do II Governo Guterres, com os mesmos, até nas novidades (exemplo, Luís Braga da Cruz), que, recorde-se, prometeu em Janeiro de 2002 (pelo então Ministro das Finanças, Guilherme Oliveira Martins) que o défice desse ano seria de 1,1% do PIB. Recorde-se que o défice apurado desse ano (e que nos valeu uma sanção em Bruxelas e o risco de perda dos fundos estruturais, que ainda mantêm a economia portuguesa como competitiva e permite a nossa evolução como sociedade ocidental) passou os 4,5% do PIB. Uma diferença de mais de 3800 milhões de Euros, 560 milhões de contos. Foi uma mentira grave e que, muito provavelmente, custou o emprego a António Guterres. Porque se o PS (que ainda é o actual PS) tivesse dito a verdade, talvez o Orçamento de Estado 2002 fosse mais restritivo, fosse mais realista e isso teria atenuado a derrota socialista nas municipais de Dezembro desse ano, onde, recorde-se o PS perdeu dois bastiões urbanos, tradicionalmente de esquerda para os actuais nº1 e nº2 do PSD, Pedro Santana Lopes e Rui Rio, dois políticos mais de direita do que do centro político. E isso teria evitado a demissão do "pantâno" , em directo, em noite eleitoral, deixando atónitos (ficou para a história o plano da jornalista Anabela Neves, na SIC, com uma cara do estilo "o que é que eu faço agora?") e abandonados todos os que acreditaram na solução Guterres. Pois, é este PS, o mesmo PS de 2002, agravado sem a combatividade do sector esquerdista do partido (ex. Ferro Rodrigues e Manuel Alegre) que pede agora uma maioria absoluta dos votos aos portugueses. É este PS que pede para uma figura que nunca ocupou nenhum cargo relevante (sejamos claros, o Ministério do Ambiente nunca foi um ministério de topo em Portugal - e, infelizmente, diga-se) o poder quase absoluto. É este PS que a 40 dias das eleições não dá uma única ideia para solucionar a crise das contas públicas (estancada por Manuela Ferreira Leite e agravada por Bagão Félix). É este PS, que soube distribuir a riqueza produzida da obra feita de Cavaco que agora não vai saber gerir uma crise, porque o seu estilo de governação baseia-se em mecanismos como o RMG e as SCUT, que, por boas ideias teóricas que sejam, não têm aplicação prática, sem ser ao custo de todos os portugueses e das futuras gerações. É o mesmo PS despesista, é o mesmo PS da "tralha guterrista", que Portugal deve, sem sombra para dúvidas, negar a possibilidade de uma maioria absoluta dos votos e de mandatos na Assembleia a 20 de Fevereiro. Pelo bem de Portugal, para daqui a um ano ou dois não estarmos a disputar novas eleições, porque José Socrátes não aguentou o barco, que vai estar muito instável, porque as 5 eleições principais (Presidenciais, Europeias, Legislativas, Municipais e Regonais) vão-se disputar num período de 20 meses (de Junho de 2004 a Janeiro de 2006). Vem aí tempos muito turvos, para os quais o PS não é a melhor solução. Resta saber se é a solução possível, mas a isso voltarei mais tarde, em novo artigo desta série "Portugal a Caminho de Eleições", quando falar do PSD e das dúvidas que ainda tenho sobre este.

|

A rádio:

O melhor programa de rádio que já ouvi no pós-Programa da Manhã dos 3 estarolas, está disponível no site da TSF. Chama-se "Revista do Ano 2004" e merece que seja feita uma vénia a Fernando Alves.

|

sábado, janeiro 08, 2005

Sporting 2 - Benfica 1:

Resultado que pecou por escasso já que ninguém se lembrou de avisar o velho caduco que o Benfica não é propriamente o Alverca e que não se deve entrar em campo para defender o 0-0 nem defender o 1-1 quando se têm 1 jogador a mais. Já esperava este resultado, tanto que era o meu prognóstico ontem. É triste esta equipa do Benfica, não se diverte nem diverte a jogar à bola. Nota ainda para terem acabado 9 para cada lado, já que Rui Jorge e Alcides foram explusos e Sá Pinto e Mantorras entraram na segunda parte.

|

Sporting 2 - Benfica 1:

Resultado que pecou por escasso já que ninguém se lembrou de avisar o velho caduco que o Benfica não é propriamente o Alverca e que não se deve entrar em campo para defender o 0-0 nem defender o 1-1 quando se têm 1 jogador a mais. Já esperava este resultado, tanto que era o meu prognóstico ontem. É triste esta equipa do Benfica, não se diverte nem diverte a jogar à bola. Nota ainda para terem acabado 9 para cada lado, já que Rui Jorge e Alcides foram explusos e Sá Pinto e Mantorras entraram na segunda parte.

|

sexta-feira, janeiro 07, 2005

Como é possível...:

...que o Presidente da República se permita a estar numa mesa-redonda, num canal de cabo, com 3 comentadores e 2 jornalistas/comentadores? Não será a função Presidencial um pouco acima disto? Ainda assim, o debate está a ser bom e até por isso é mau que passe num canal de cabo à sexta à noite.

|

Portugal a Caminho de Eleições - IV:

O Sistema Eleitoral

Jorge Sampaio defendeu na SIC-Notícias a mudança do Sistema Eleitoral, para possibilitar a "melhor formação de maiorias absolutas de governo". Retirando o Método actual (de Hondt), passariamos a ter 2 alternativas: O sistema de listas nacionais e o sistema misto (115 deputados para as listas nacionais e 115 mandatos em círculos uninominais). No sistema de listas nacionais, e tendo em conta os resultados das eleições de 2002, em termos comparativos, o PS e o PSD perderiam ambos 7 mandatos, ganhando o CDS na mesma medida, enquanto o PCP/PEV ganharia 4 mandatos e o BE ganharia 3. A saber:

PSD 97 deputados (104, na versão actual)
PS 90 (97)
CDS/PP 21 (14)
PCP/PEV 16 (12)
BE 6 (3)

Em termos de maiorias de um só partido passariam a ser praticamente impossíveis, mas para (por mero exemplo) a formação da maioria PSD/CDS não haveria alteração ao actual quadro de mandatos já que a soma dos deputados de ambos voltaria a dar 118 mandatos. No sistema misto (Nacional e uninominal), e considerando que dos 115 uninominais (e por força do actual quadro político) apenas uns 5 escapariam ao "Bloco Central" e distribuindo proporcionalmente os mandatos daria o seguinte quadro:

PSD 106 deputados (104, na versão actual)
PS 98 (97)
CDS/PP 13 deputados (14)
PCP/PEV 10 (12)
BE 3 (3)

Ou seja, não aquece nem arrefece a teoria Presidencial. E se tivessemos um sistema onde o Presidente conseguisse falar em tempo correcto das coisas, e não em vespéras de eleições, onde as suas declarações são claramente vistas por todos como pró-maioria PS? Nem no Presidente já podemos confiar para estar acima da poeira partidária. A vontade popular de só ter confiado a Cavaco o poder legislativo quase ilimitado de uma maioria absoluta ainda é sinal de alguma coisa, digo eu...

|

Obrigado:

Jorge Nuno Pinto da Costa confirmou a sua condição de senil e vendeu na véspera de um Sporting-Benfica dois dos três melhores jogadores do plantel, a saber, Carlos Alberto e Derlei. Falta o Maniche.

|

Scarlett Johansson:



Hoje, no Correio da Manhã, vem uma notícia em como a rapariga da foto quer conhecer o Príncipe William, filho de Carlos, Princípe de Gales. Há aqui uma pergunta que se impõe: O que é que esse gajo tem que eu não tenha para, nas tuas palavras, ó Scarlett, "Quem sabe se não podemos ir beber um cocktail"? Não se percebe...

|

O Voto em branco:

Eu sou, em termos políticos, um quase puro do PSD. Como nestas eleições a contenta entre os partidos de governo é entre o PS e o PPD/PSD, este último só leva meia cruz. Como isso era um voto nulo, vou votar em branco. Abster-me é que nunca, por um príncipio onde considero o voto um dever sagrado do cidadão.

|

quinta-feira, janeiro 06, 2005

Actualização:

A banda irlandesa U2 cancelou hoje a sua digressão mundial, devido à doença de um familiar de um dos elementos da banda, revelou a revista Rolling Stone, na sua edição on-line. Fica assim, sem efeito, a data de 14 de Agosto para a visita de Bono Vox e companhia a Portugal.

Upedaite:

Afinal foi só o anúncio das datas que foi adiado. Pelo facto, fica a rectificação feita, o link dado e as minhas desculpas, como não podia deixar de ser.

|

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Mente estranha, a minha:

Há já muito tempo mesmo que não me lembro de um dia em que me lembre tão bem do que sonhei durante a noite anterior. E já tive sonhos em inglês e outros em português. Ontem foi o primeiro sonho bilingue. E com memória dos momentos de onde passava do português para o inglês. Brain damage, someone said.

|

|

Desculpem, mas ainda não consegui parar de rir, para comentar este post, mais do que dar a notícia:

Margarida Rebelo Pinto recusa convite em lugar elegível para as listas do PSD/Porto.

|

Portugal a Caminho de Eleições - III:

Proponho que o futuro governo faça uma Lei que puna todos os maiores de 16 anos de não verem o filme do post anterior no espaço máximo de 24 horas, depois de terem sido avisados para o fazerem.

|

"O Despertar da mente":

(The eternal Sunshine of the Spotless Mind)



Pela primeira vez na vida, segui os que os críticos dizem acerca de um filme, mesmo antes de o ver. Não conhecia este filme, sabia só que era com Jim Carrey e que o realizador era o Michel Gondry. Não devo ter prestado muita atenção quando o filme esteve nos cinemas, provavlemente. Mas hoje vi o DVD. E, caramba, se este não é do meu "top 3" de filmes favoritos de sempre, anda lá muito perto mesmo. Este DVD devia ser entregue pelo Governo à porta de cada casal. Este DVD devia ser ensinado nas escolas. E se ainda não o viram, não descansem um segundo antes de o verem, é uma ordem. Não façam mais nada senão tentar ver este filme. Há prioridades na vida, caramba, e esta é uma delas. E há quanto tempo eu não me apaixonava por um filme, como o fiz hoje...

|

segunda-feira, janeiro 03, 2005

Claramente, uma das notícias do ano...:

...e este ainda mal começou! O "Inimigo Público", um dos meus maiores vícios semanais, vai ter uma versão semanal na SIC, num telejornal satírico, à melhor moda de "Daily Show". Ainda na última madrugada comentava com um amigo meu como seria bom haver uma versão do "Daily Show" em Portugal. Pois ela aí está! Mais informações aqui.

|

Confirmação oficial:

A banda U2 estará a 14 de Agosto no Alvalade XXI para actuar, mas eu só vou se solucionar "problemas de duas ordens de razões", como diria Nuno Rogeiro, a saber: 1º: Onde arranjar 20 contos para o bilhete; 2º: Em que sítio é que vou dormir durante as intermináveis filas para a aquisição do mesmo. Em alternativa posso ir sempre para a faculdade (que, recorde-se, é em frente ao Alvalade XXI) e tentar ouvir o concerto.

|

155 mil mortos.

|

domingo, janeiro 02, 2005

Portugal a Caminho de Eleições - II:

A suposta homossexualidade de Socrátes e Portas

Dois dos principais líderes partidários que se candidatam ás eleições de 20 de fevereiro próximo, têm sido alvos de constantes boatos sobre a sua suposta homossexualidade. A Paulo Portas, o caso já nem deve fazer grande mossa, já que é piada corrente e até serve para tentarem ligar o líder do CDS/PP a eventuais práticas de transsexualismo e, até, em alguns blogs e mentideros, a práticas pedófilas. Quanto a José Socrátes, devido também à sua recente vitória nas eleições internas do PS, o caso é mais recente, e aliás, alimentado pelo próprio (mesmo de forma involutária) ao manter um certo secretismo sobre a sua vida privada.
Não sendo a sociedade portuguesa tão voltada para as questões do íntimo dos políticos como as anglo-saxónicas (vide casos Blunkett e Clinton), seria bom, em nome da verdade, uma clarificação neste campo, já que evitava logo à partida que oportunistas como Manuel Monteiro, pudessem livremente, e a cobro deste manto de meias-verdades e boatos sobre Socrátes, provocar, como ainda hoje o fez, o líder socialista, perguntando-lhe que propostas eram as dele para o assunto do casamento homossexual. Lembrando que existem políticos eleitos e de sucesso que se assumiram como homossexuais noutros países, como o Mayor de Paris ou o malogrado Pim Fortuyn, por exemplo, não seria bom que estes políticos fizessem uma clarificação sobre a sua vida privada? Senão que sentido têm, por exemplo, Paulo Portas assumir-se como "conservador e cristão", se meio país ri dele, quando ele diz isto (e atenção que não estou a dizer que não se possa ser "conservador e cristão" e homossexual)? Não seria, também, pergunto-me eu, uma pedrada no charco em relação ás mentes atávicas e provincianas que habitam o nosso País? E, sobretudo, não seria a nível pessoal um alívio para esses candidatos se eles fizessem um "statement" sobre a sua vida privada, confirmando ou desmentido esses boatos?

|

O lobby "Jogo Falado" não perdoa:

O advogado Pôncio Monteiro será o número dois da lista do PSD pelo círculo eleitoral do Porto nas próximas eleições legislativas.

|

Como se já não fosse suficientemente mau...:

Boy George e Cliff Richard gravam single a favor das vítimas do Sudeste Asiático.

|

Pergunta...:

...constante nesse grande livro que me foi dado por este senhor - e sua respectiva senhora, "America:The Book", (muito provalvelmente, o melhor livro de comédia que já li, diga-se) que eu tenho devorado nas últimas horas como se não houvesse amanhã - e era mesmo bom que não houvesse, já que amanhã é dia de exame.

Qual é a principal diferença ideológica entre a Democracia e o Canibalismo?

|

sábado, janeiro 01, 2005

E depois disto, só posso desejar que 2005, seja para todos nós:

O melhor ano de sempre! Feliz Ano Novo!

|

Balanço do Ano - IV:

Outubro:

O rir nos primeiros dias e a pena nos restantes - refiro-me, claro a JCB. O movimento da alternativa descontinuada. O concerto dos Xutos - velhos são os trapos. A morte de um Super-Homem. Jon Stewart no "Crossfire" da CNN - a única personagem dos mass-media que me faz dizer que não me importava de ser como ele. A campanha de Kerry, com a ilusão de que Bush ia mesmo perder. O único mês em que ainda trabalhei na faculdade, chegando a tentar participar nas aulas - isso ia mudar, quando me habituei à coisa, naturalmente.

Novembro:

Um dos melhores meses do ano. Começemos pelo mau - a eleição de G.W.Bush para mais 4 anos à frente dos destinos do "Mundo Livre". Agora o óptimo - Gato Fedorento ao vivo no Tivoli. A Morte de Arafat. As cuecas de Simara. Um dos grandes dias do ano - 12 de Novembro, uma alegria indescritível por ser dos primeiros a ver a majestosa Beatriz, que me deu uma felicidade muito grande nesse dia, benditas sejam aquelas 9 horas de espera - valeram mesmo muito a pena. O "hã" de resposta ao referendo, posteriormente chumbado. O melhor concerto do ano - The Gathering no Paradise Garage - um sonho com muitos anos tornado realidade. A simpatia e a beleza de Aneeke. Caramba, que dia. Um dia triste para Portugal - a fantochada do primeiro dia do Processo Casa Pia. Sampaio volta atrás. 3 eleições em 2005. Cuidado, Portugal. A malta do EuroMilhões - e, para que conste, só fazemos isto para que uma stora não tenha medo de nós. Fresquinho.

Dezembro:

As reprecussões da dissolução. Ver a Beatriz, já em sua casa, maravilhosa, como não podia deixar de ser. Uma advinha para o dia 20 de Fevereiro. O começo da época natalícia. O Apito Dourado. O fim das aulas. O começo da chamada época de exames. A feira de Sabores. O dia 15 de Dezembro. A prenda do Boticário. A cena no metro. A árvore de Natal. Um abraço que vale por mil. Um sorriso. O voltar a pensar - "Caramba, como é boa a vida..." O Benfica-Oliverense. A "osga mal feita". O livro do Jon Stewart. A tragédia Global.

|

O blog do ano:

"Por todos os motivos e mais algum":

Vida de Pais

|

10 eventos em Portugal e no Mundo, para a história de 2004:

- A Tragédia Global (26 de Dezembro)
- A ilusão da final do Euro 2004 (4 de Julho)
- A desilusão da reeleição de G.W.Bush (2 de Novembro)
- A tomada de posse de Santana Lopes, na sequência da demissão de Durão (14 de Julho)
- A dissolução da Assembleia da República (10 de Dezembro)
- O Rock In Rio - quer se goste do formato, ou não (Final de Maio e princípio de Junho)
- O FC Porto Campeão Europeu (26 de Maio)
- A morte de Miki Féher (29 de Janeiro)
- A vitória da vontade popular na Ucrânia (26 de Dezembro)
- A tomada de posse de José Barroso como Presidente da Comissão Europeia (17 de Novembro)

|

10 momentos para a história de 2004, a nível pessoal:

- O começo de um sonho (29 de Fevereiro)
- O sonho vivido (2 de Março)
- O fim desse sonho (28 de Março)
- A cena no metro (15 de Dezembro)
- O primeiro dia de faculdade (13 de Setembro)
- O concerto dos The Gathering (20 de Novembro)
- O espectáculo do Gato Fedorento (7 de Novembro)
- O concerto das bodas de Prata dos Xutos (9 de Outubro)
- O nascimento da Beatriz (12 de Novembro)
- A salvação do ano lectivo na 25ª hora (2 de Agosto)

|

Balanço de 2004 - III:

Julho:

Os preparativos para a final. A morte de Sophia. O Golo do Charisteas. A loura do dia da final. O silêncio entre a multidão. Os incêndios de verão. A Crise. Sampaio dá posse a Santana. Os exames nacionais, onde fui salvo pelo gongo, na 25ª hora. O heroísmo de Lance. A Morte de Paredes. Os The Gathering com concerto anunciado para Novembro, esse mês tão e tão especial - mas já lá chego.

Agosto:

Passei ao exame, com 9 e meio, numa das melhores notícias do ano - a faculdade vinha a caminho e o secundário iria tornar-se numa coisa que parece que aconteceu há muitos anos. O melhor cartaz de cinema do ano - Stepford Wives - curiosamente, um dos piores filmes que já vi. O sprint do Paulinho. Os jogos da Grécia e a sua sandes semi-oficial - a melhor invenção do ano. A Selecção Olímpica de Futebol - e ainda não consigo dizer isto sem me rir. A tristeza do betão. A experência paranormal no metro sobre Britney Spears. O barco do Aborto. O fim do melhor programa de rádio que já existiu.

Setembro:

As mamocas da Liene Baldure. A descoberta desse logro, o Código Da Vinci. A estreia do "Mad About You", das melhores notícias de 2004. O nervoso da entrada na faculdade. As praxes. O andar na Alameda da Cidade Universitária e no Hospital de Santa Maria em pijama, com mais de 30ºC -numa das melhores experiências do ano. Um mundo novo. A Ilusão. Os melhores dias possíveis. Ainda pensava que era um sítio de muito trabalho - afinal não é assim tanto. A polémica da tostadeira.

|