<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5465138\x26blogName\x3dSombra+ao+Sol\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://sombraaosol.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://sombraaosol.blogspot.com/\x26vt\x3d1492117525979803057', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, junho 30, 2004

Portugal 2 - Holanda 1:



EUROis do Mar, nobre povo, Nação valente e imortal! Domingo todos a Alcochete, todos à Ponte Vasco da Gama, todos à Luz! Vamos ganhar!

|

Viagem até à glória:

Esperei cerca de 15 minutos pelo autocarro mas consegui segui-lo na caravana (enorme!) desde a ponte Vasco da Gama até ao momento em que virou para a A8.

Apenas uma palavra: ESPETACULAR o ambiente no meio daquele mar de carros e motas atrás do autocarro.

Magnífico!

|

Com um brilhozinho nos olhos:

Depois de ver este mar de linda gente atrás do autocarro da nossa Selecção, quando vi, muito ao longe, da janela do meu último andar, o autocarro da Selecção (quando virou da CREL para a A8) e todo aquele mar de motas atrás dele, não evitei que tivesse mesmo um brilhozinho nos olhos de muita emoção. Os intelectualóides da treta chamam-lhe "patriotismo futeboleiro" e eu respondo: "E depois?". Depois desta viagem, permitam-me a veleidade de não duvidar que esta equipa vai entrar em campo "Com uma força que ninguém pode parar!"

|

Estupidez pura:

Acabei de virar iogurte líquido em cima do teclado. Depois de meia hora a limpar isto está com um cheiro... enfim, estranho. Sou mesmo parva :S

|

terça-feira, junho 29, 2004

Como amanhã não devo ter tempo para postar, por entre exame e outros afazeres, antes do jogo:

Aqui fica a mensagem do costume (e para ver se desta vez eu com a pressa não me engano, e ponho o Pauleta no lugar do Nuno Gomes, como contra a Inglaterra)

Ricardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Deco, Figo, Cristiano Ronaldo e Pauleta: Façam o jogo das vossas vidas!

|

Dulce Pontes e Ennio Morricone:

Não sendo, certamente, o meu estilo musical favorito, fui ontem (com a minha mãe, por ser aniversário dela) até ao anfiteatro Keil do Amaral em Monsanto para assistir ao concerto dado pelo Maestro Ennio Morricone (dirigindo a Orquestra Sinfónica de Roma, segundo percebi) e pela cantora Dulce Pontes, no decorrer das festas da cidade. Sem querer falhar por muito, arrisco que 15000 pessoas (num espaço exíguo, diga-se) fizeram o mesmo que eu, e assistiram a um surpreendente e extraordinário concerto de música, não só clássica ou lírica, mas também com a banda sonora dos filmes de Sérgio Leone (O Bom, o Mau e o Vilão e Era uma vez na América). Infelizmente, não pude ficar até ao fim, até porque hoje era dia de trabalho para a minha mãe, e tivemos de vir embora mais cedo, mas fica a nota para um anfiteatro lindíssimo com o Tejo e a margem sul em pano de fundo, no meio da vegetação de Monsanto e para um fabuloso concerto.

PS: Eu ainda não tinha reparado, mas o que é que é aquela história do Cristo Rei de verde e vermelho? Quem é que passou o limite do bom senso?

PS2: Momento ternurento da noite foi para um miúdo de 5/6 anos que ao passar por nós, disse para a mãe dele: "Mãe, isto é mais gente que no Rock in Rio?". Provocou-me um sorriso, confesso...

|

segunda-feira, junho 28, 2004

Parabéns - Parte III:

E hoje, na terceira leva recente de aniversários, os parabéns por mais um ano concluído no calendário vão para a Sandra e, muito especialmente (que me perdoe a Sandra, mas compreenderá), para a senhora que há uns tempos me deu à luz, a minha própria Mãe!

|

domingo, junho 27, 2004

Quarta-feira ás 19 e 45 no Estádio José Alvalade:



Temos laranjas para a sobremesa!

|

sábado, junho 26, 2004

Grandes questões com que a Humanidade se defronta - Parte 1:

Hoje de manhã, quando estava numa FNAC - a do Chiado - a pedir para me embrulharem um livro naquele papel violeta com o símbolo da casa, foi me pedido o talão para confirmar e dar uma rubrica no mesmo por parte do funcionário. Quando me foi devolvido o talão, o funcionário disse: "Cuidado com o talão que vai precisar dele para reclamar do livro...". A minha pergunta é: Como é que se processa a reclamação de um livro? Será que chegamos lá no dia seguinte e dizemos:

- "Hey, eu estive a noite inteira a ler este livro e no final a personagem principal não é assassinada, como eu esperava! Eu exijo o meu dinheiro de volta!" ou:

- "Este autor não põe vírgulas. Quero este livro mas com vírgulas!"?

|

Mudança de Casa:

Pois é, como dá para reparar mudámos de casa! Depois de algumas horas de esforço e de trabalho conjunto cá está o resultado! Esperamos que gostem do novo ar aqui do nosso cantinho! :)

|

sexta-feira, junho 25, 2004

A frase de Ricardo:

Ricardo, guarda-redes da selecção portuguesa, confessou à nossa redacção o que disse a Beckham antes deste marcar o Penalty:

"Oi David, tudo em cima? Deixa estar que eu depois do jogo ensino-te a marcar um penalty...!"

|

quinta-feira, junho 24, 2004

Portugal 2 - Inglaterra 2 (6-5 nos penalties):

Os cardiologistas podem meter férias esta semana, que quem não morreu hoje, já não morre do coração nunca mais! O meu check-up cardíaco está feito! Lindo, lindo, lindo!

|

Vamos a eles:



Ricardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Deco, Cristiano Ronaldo, Figo e Pauleta, o meu pedido é o mesmo. Façam o jogo das vossas vidas!

|

Livro:

Já foram publicadas as duas primeiras (e curtas) partes do primeiro capítulo do meu livro, no blog Chuva Negra. Vejam e comentem!

|

Estar doente:

É bom! A sério, quantas mais vezes na vida nós temos a oportunidade que nos façam as canjas, os favores, que cuidem de nós e ainda temos a autorização para não fazer rigorosamente nada?

|

Quando vinha a caminho de casa...:

Medo! Muito Medo! Vinha de regresso a casa, vindo do hospital - aonde fui apanhar um aerossol (que aliás irá merecer um post um dia destes, por ser uma experiência aluciante - ou não -), vi alguém com uma cena na cabeça que dizia "Força Portugal" e era do Diário de Notícias...mas ver alguém com aquilo pendurado na cabeça, mete MEDO, muito MEDO!

|

A minha terra é a maior (ou não) - Parte I:

Um blog sobre os podres da minha cidade...sempre positivo (ou não)!

|

Rescaldo da noite de São João:

- Uma dor desgraçada nos pés, depois de ter andado desde a Ribeira até à Marginal de Matosinhos
- uma rouquidão que não lembra o Diabo (shame on me, uma TF não pode ficar rouca!)
- uma início de constipação, já que apanhei litros e litros de chuva
- uma ressaca do caraças que não me vai deixar estudar para a frequência de amanhã
- umas boas marteladas na cabeça do Valentim Loureiro (vejam os jornais, se calhar ainda apareço :p )
- a questão feita a cada um dos inteligentes que se atreveram a levar o carro para esta noite: "Porque é que teve a pobreza de espírito de trazer carro para uma noite destas?? Nunca mais chega a casa!!" (convém dizer que eles não ficavam muito contentes connosco...)
- um leilão, de carro em carro, de uma sapatilha encontrada algures como sendo a sapatilha esquerda do Figo (o pessoal é muito forreta, só davam uns 10€...)
- um Fábio com extra-queijo e cogumelos perdido...

E foi assim o meu S. João!! Como sempre, único!! :)

|

Caramba...:

Estava agora a fazer umas pesquisas no IMDB, a maior base de dados de cinema e TV que conheço, quando reparei que dois dos primeiros mitos para os quais eu disse: "Olha, esta rapariga até é gira!" já têm 53 e 55 anos! Estou a falar das empregadas do "Cheers, aquele bar", a Diane e a Rebecca, ou seja, a Shelley Long e a Kristie Alley. Aliás, esta última até há pouco tempo (nos filmes com o John Travolta, aqueles dos bébes que falavam) ainda passava por mulher muito gira...

|

Portugal - Inglaterra:

Pessoal, não se esqueçam! Nós somos Heróis do Mar e eles necessitam de pedir a Deus para salvar a sua própria Raínha! Vamos a eles!

|

quarta-feira, junho 23, 2004

O que os medicamentos podem fazer:

Estando eu a arder em febre (e como se arde em febre? Mete-se umas acendalhas e febre por cima e depois é só puxar o fogo e pôr-se em cima dele...), a minha boa piada foi: Mãe, estou a claudicar! O que é claudicar? É fazer claúdias!

PS: o medicamento em causa chama-se Actifed...

|

terça-feira, junho 22, 2004

Euro 2004:

O dia que estragou o campeonato da europa aconteceu hoje e por duas razões, uma desportiva, outra nem por isso.
A parte pior é, obviamente, a não desportiva, com esse incidente lateral ao Euro que foi a morte do adepto britânico após um assalto no Rossio.
A parte desportiva foi que, a partir de hoje, em toda a Itália vai-se, e a meu ver com alguma razão, duvidar da verdade desportiva neste campeonato. Primeiro quero esclarecer que sou o menos adepto do futebol italiano possível, porque não gosto do estilo da squadra azzura, portanto, vou ser o mais imparcial possível. Mas vi a maior parte do Itália-Bulgária e vi uma arbitragem à Inocêncio Calabote, à José Pratas, à Veiga Trigo, do pior que já vi na vida com 2 penalties claros como água a não serem assinalados. Mas isso não foi tudo, porque as outras 2 selecções que jogavam a essa hora empataram no último minuto a 2, resultado que, mesmo se a Itália ganhasse 12-0, eliminava os italianos. A Suécia empatou o jogo e afastou os italianos aos 89 minutos, enquanto Antonio Cassano marcou para a Itália poucos minutos depois, já sendo esse golo insuficiente para os italianos. Lamenta-se este dia pela morte do adepto e lamenta-se a arbitragem do russo Ivanov que foi, repito, do pior e mais tendencioso que já vi e pela falta de verdade desportiva no apuramento da equipa sueca, que aliás, e sem querer lançar suspeitas infundadas, é a terra natal do presidente da UEFA, Lennart
Johansson.

|

Numa prenda a mim próprio, pelos 10 000 visitantes:

Começou a publicação de um livro meu on-line. Aqui.

|

10.000 visitas:

Nunca pensado, nunca previsto, mas atingido por vossa causa. Muito e muito e muito e muito e muito obrigado!

|

segunda-feira, junho 21, 2004

Começou hoje o Verão!

Já lá vai o tempo em que a chegada do verão significava férias! Agora??? Agora (pelo menos para mim) significa apenas que as temperaturas vão começar a subir e que eu vou começar a suar logo as 8h da matina agarrada ao volante do carro a caminho de Lisboa e a ver os adolescentes (ia dizer putos, mas não me pareceu bem) nas paragens de autocarro, com as toalhas de praia ao ombro e a bola de volei na mão, á espera do Bus para Carcavelos!
Pelos menos até Agosto!
Desde o meu 11ºano que não tenho umas férias decentes.
No 12ºano foram os exames nacionais (sim, eu deixei uns para Setembro)... depois entrei para a faculdade, mais exames...e claro, como se não bastasse estudar, também trabalhava! Ou seja, férias??? Ya, passava uma semana a acampar c as amigas! Era giro, mas era só uma semana!!! A isso nem se pode chamar férias!
Mas este ano vingo-me!!! Ai não que não vingo!
É o meu ultimo ano de estudante, já não estou a trabalhar (para quem não sabe, eu dou Apoio Escolar num Colégio, e se os miudos estão de férias escolares, eu também estou, lol), e mal acabe os exames na faculdade... ála que se faz tarde!!!!!
Vou esticar-me ao sol e não fazer NADA!!! De preferencia bem longe de Lisboa!!!


|

Parabéns a triplicar:

E os de hoje vão para a gargalhada humana Olinda, a futura mamã Sara e para a leve e ausente Guida.

Para todas elas os nossos votos de um dia muito, muito feliz e muitos parabéns!

|

Cadena SER:

Está montado o episódio caricato à volta do Portugal - Espanha de ontem. Na antevéspera do jogo, a Cadena SER tinha tentado entrevistar Scolari, ao que este respondeu "Que estava numa guerra, e não falava com espanhóis". A rádio passou esse momento, e isso foi alvo de gozo em grande parte da imprensa espanhola. Mas o melhor ainda estava para vir: O mesmo jornalista surpreendeu no sábado Scolari com um telefonema onde pergunta: "A que horas vais atacar amanhã?", ao que Scolari respondeu "O quê?", ripostando "A que horas vais atacar amanhã na tua guerra?". Resposta de Scolari:
"Vai tomar no cú!"
Resta dizer que a Cadena SER decidiu, desta feita, não passar o telefonema e que a FPF já pediu a advertência ao jornalista da rádio por parte da UEFA.

PS: Apetece dizer: Nuno Gomes - o sodomizador de serviço...

|

Rescaldo:

Na manhã seguinte, eu acho que é preciso esclarecer uma coisa: Portugal ainda não ganhou nada. É uma vitória, muito boa, muito saborosa, mas ainda não ganhamos nada. Aliás, só sofremos tanto porque perdemos contra a Grécia. Uma mensagem:

PESSSOAL, CALMA!

|

domingo, junho 20, 2004

800 anos depois fez-se justiça!

Força Portugal... estamos lá!

|

E fizeram...:

Portugal 1 - Espanha 0

Na quinta feira continua o sonho português, contra o vencedor do Inglaterra - Croácia (em caso de empate, passa Inglaterra), na Luz. Vamos a eles! Nada está ganho!

|

Pedido:

Ricardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Deco, Cristiano Ronaldo, Figo, Pauleta. Só vos peço uma coisa: Façam o jogo das vossas vidas!

|

Marcha contra a fome:

Hoje houve uma marcha mundial contra a fome, em mais de 65 países. Apesar de não resolver nada, sempre foi um acto simbólico contra um dos piores dramas da Humanidade. Alguém soube?

|

Espanha - Portugal:

Hoje, desculpem-me o exagero, mas é mais do que um jogo de futebol que se joga. Por nossa culpa também, é o sentimento depressivo ou festivo dos próximos meses que se joga. Como vivemos em tempos psicóticos, o jogo de hoje para os espanhóis, é um jogo de futebol. Para os portugueses é mais que isso. E não estou certo que isso seja bom. Mas é a verdade. Por tudo isso, vamos a eles! Força Portugal!

|

Revista de Imprensa I:

Sobre o Portugal-Espanha de hoje, alguém disse:

"Tal como os homens não se medem aos palmos, também os países não se medem pelo território. Somos pequenos na geografia, mas grandes na alma, na paixão e na ambição."

A advinha que vos lanço é:

Quem disse isto?

Pista número 1 - É um ministro do actual governo...

|

sábado, junho 19, 2004

Meus amigos, há boas notícias:

A partir de hoje, é oficial, eu sou imortal!

Não, não tomei nenhuma poção mágica, nem meti uma cunha à Alexandra Solnado, mas o que se passa é que eu hoje passei por o último teste de sobrevivência antes da imortalidade: As claques de futebol.
Estava eu em Algés, precisando de ir para a Gare do Oriente (para o Vasco da Gama, mais propriamente), quando decido apanhar um autocarro da Carris que me levasse até lá, para o caso, o 50.
A viagem corria calma e tranquila até à paragem do Parque de Campismo de Lisboa, onde eu vejo entrar cerca de meia centena de adeptos ingleses, já devidamente bebidos (e eram 1 e meia da tarde), no autocarro. Até aqui tudo bem...uns cânticos, umas palavras, mais nada. Mas...na paragem a seguir, do mesmo parque de campismo, suponho eu, entram no autocarro outra meia centena de adeptos de futebol...da Alemanha.
Ali estava eu, o único português daquele autocarro, excepção feita ao motorista, no meio das duas claques de futebol mais perigosas da Europa. Ingleses e Alemães. Sendo que reparei, e esta é uma imagem que dificilmente esquecerei, que um dos adeptos alemães guardava a sua garrafa de cerveja no bolso de trás das calças, o mesmo que os homens usam para pôr a carteira.
Pronto, estava ali, para o que der e viesse.
Portanto, vamos recapitular, eu, duas das claques com pior fama na Europa, litros e litros de cerveja em garrafas de vidro. A coisa não estava a correr bem. Mas o pior é quando uma parte da claque inglesa tem a feliz ideia de começar a cantar o hino Britânico com o braço direito estendido. Com alemães no autocarro. Eu pensei: "Ah, olha a minha deixa! Foi muito giro esta história do viver e não sei quê, mas parece que isso vai terminar dentro de poucos minutos, mas olha...tudo o que é bom, acaba depressa e pronto foram vinte anitos bem vividos, não tive um filho, nem plantei uma árvore, mas a parte do livro lá cumpri e tal...".
Os alemães não gostaram nada da atitude britânica e começaram a ripostar com cânticos, que, por o meu alemão ser tão bom como o meu crioulo, não consegui decifrar. Eis que nunca pensei dizer isto, mas:
As grandes superfícies comerciais são a melhor invenção desde da roda e um contributo para a paz no mundo.
Mais propriamente, o Colombo.
E isto porque partes significativas de ambas as claques saíram aí e, suponho eu, continuaram com o bom ambiente entre elas. Ou não. Os que ficaram no autocarro lá acalmaram, apesar de umas cervejas mandadas entre eles, mas nada de grave, só roupa suja.
Portanto meus amigos, cabe-me o grato dever de anunciar que sou imortal!

|

Interessante (ou não):

Fiquei a descobrir aqui a música e álbum que estava no Top no dia em que nasci. Confesso que estou desiludida: "Madonna- Into The Groove".

|

Duplos Parabéns:

Hoje fazem anos, e para eles os nossos parabéns duas pessoas muito queridas aos gerentes deste blog:

O meu irmão - colheita de 72 - e o Nelson - colheita de 75.

Para eles, os nossos votos de muitas felicidades e muitos, muitos anos de vida!!!!

|

O degredo total:

Ouvi hoje, na Best Rock, uma música brasileira. É o fim, é a decadência... tudo bem que era às 8h da manhã de um sábado e a essa hora ninguém normal está a ouvir, mas mesmo assim...

|

sexta-feira, junho 18, 2004

Mais um blog que se recomenda vivamente...:

...e por várias razões. Primeiro, a autora faz o favor de ser amiga dos gerentes desta tasca imunda que estás a visitar. Segundo, abriu de uma forma magnifíca, com uma imagem maravilhosa. Terceiro, confia no meu bom gosto e vai lá já! A meu jeito...

|

American way of life:

Grupos conservadores, ligados aos Republicanos de George W. Bush, começaram uma campanha para incentivar os cinemas americanos de banirem o filme "Fahrenheit 9-11" de M. Moore, que relata as alegadas ligações entre a família real saudita e a família Bush. Entre os grupos desta campanha estão os mesmos que fizeram com que "The Reagans" - uma produção da CBS sobre a vida do casal Reagan na Casa Branca, não muito abonatória para o entretanto falecido Ronald Reagan - não fosse para o ar. Naquela que se intitula a maior democracia do mundo, será este o verdadeiro American Way of life?

|

quinta-feira, junho 17, 2004

Eu sei que sou teimoso, mas...:

Este tipo passa todos os limites. Bush mantém que Saddam tinha contactos com a Al Qaeda.

|

Ó Deus, uma pergunta:

Porquê?

Como se vai de um filme de animação a um filme de terror, lição nº1:

A notícia do dia vai para o facto de já estar escolhida a voz que irá dobrar as falas da Princesa Fiona em Shrek 2. A personagem, que tem os seus traços digitais inspirados na pessoa que lhe dá voz na versão original (Cameron Diaz), terá a voz de Manuela Moura Guedes. A acrescentar a isto, será que na versão Lusa os traços digitais de Fiona passarão de isto:



a isto?

|

quarta-feira, junho 16, 2004

Portugal 2 - Rússia 0:

Domingo, quando faltarem 15 minutos para as oito, no Estádio José Alvalade, vamos ajustar 800 anos de História.

|

Eu gosto disto:

Incentivos à moral do País. Eu sou a favor disso. Ponham as bandeiras mais 15 dias nas janelas só para comemorar isto.

|

Gostos:

A vocalista dos Evanescence, Amy Lee - a tal da cólica renal durante o concerto no Rock in Rio -, disse que o novo álbum da banda será inspirado no filme "Van Helsing", que ela descreve como "o melhor filme de vampiros que alguma vez vi". Segundo a cantora (?), "Eu adoro filmes de vampiros e este foi o melhor que já vi. Fui logo para casa e senti-me inspirada".
Meus amigos, eu sei que os gostos não se discutem, mas - e eu tenho a esperança que Amy Lee leia isto e venha fazer um tratamento de pele ali para a zona da linha, devido à sua tez excessivamente branca (para esse momento já treinei o "You sholud put cream nº 6, not nº5"), deixo três filmes com a temática vampírica bem melhores que "Van Helsing".
Aliás, bastava me pôr 3 filmes, já que o "Van Helsing" é possivelmente o pior filme que eu já vi.
Quer dizer, sem exageros.
O "Loiras Safadas 15" era bem pior.
Mas seguindo em frente, o "Entrevista com o Vampiro", o "Blade" e o "Innocent Blood", são DVD's a enviar urgentemente a Amy Lee. Ou então estas declarações eram só mais uma maneira de Amy Lee ser gentil com o seu público, que como se comprovou no Rock in Rio, é maioritariamente Sub-16. Apesar de em disco, eles serem consideravelmente melhores do que ao vivo.
Mesmo descontando a cólica renal.

|

terça-feira, junho 15, 2004

A dupla Ricardo Araújo Pereira/Miguel Góis no seu melhor:

Na crónica semanal de Zé Manel Taxista escrevem:

"O jogo com a Grécia foi uma humilhação tão grande que, ao que me contaram, o Deco até disse: «Eu, se fosse Português, tinha vergonha!»"


|

Notícia do dia:

Saddam entregue ás autoridades iraquianas dentro de duas semanas. As autoridades iraquianas já avisaram que vão tratar o seu ex-presidente como se um americano se tratasse.

|

segunda-feira, junho 14, 2004

Momento medonho da noite:

Passei por um dos canais de música e qual não é o meu espanto, quando vejo uma cantora (se é que se pode chamar àqueles guinchos cantar- adivinharam quem? pois essa mesmo, a Shakira) num clip, a dançar com um candeeiro... na cabeça! Mas mesmo daqueles horríveis... eu já não tenho especial simpatia por candeeiros, então agora... credo :S

|

Epah...eu nem sou muito de me queixar...muito menos em público...:

Mas estou cá com uma depressão por causa dos exames...não é pelo o de hoje...é pelos o que vêm aí...a saber: Matemática (conta 50% da nota); Química (anulei, ou seja é vida ou morte - meaning 2ª fase; Física (o básico, ou não) e DGD-B (o teoricamente mais acessível, não tivesse eu anulado ou soubesse eu fazer uma linha de terra em condições sem ficar igual à estrada dos sete caminhos, de tão sinuosa). Irra! Acho que as próximas 3 semanas não vão ser nada, mesmo nada simpáticas...e que esteja a ter exames ou equivalentes, têm toda a minha solidariedade compreensiva...

|

Notícia do dia:

O Amor é mesmo cego. Está provado. Sim ou não? Respondam!

|

Exames Nacionais:

Começam daqui a menos de 2 horas e eu vou lá estar a fazer o de Português B, por hoje. Acendam uma velinha por mim, já agora!

|

Nota da noite:

20 para o Zidane. O tipo é o maior. De 0-1 a 2-1 nos descontos, fazendo lembrar o Bayern Munique - Manchester United. Grande domínio, para meu mal que queria que a Inglaterra ganhasse...

|

domingo, junho 13, 2004

Precisam-se (M/F)

Novos Políticos

Dá-se:

- Cunhas e Tachos q.b
- Ordenado e reforma muito acima da média

Pede-se:

- Salvem o País do marasmo a que o Povo o deixou

|

Noite Eleitoral III - A Análise possível:

Numa altura que só se discute quem terá o 24º Mandato ao PE - se Sérgio Sousa Pinto, pelo PS, se Ribeiro e Castro, pela coligação FP - é possível fazer uma primeira análise aos resultados:

Abstenção - 60 a 65 % - Muito alta, nas maiores Eleições já realizadas na história da humanidade (mais de 400 milhões de recenseados), mas muito baixa em comparação aos novos países da UE. Ainda assim, para um País que precisa de força nos seus Eurodeputados, é uma vergonha nacional esta demissão colectiva do povo na altura de escolher quem os representa. Algo muito, muito grave, na minha opinião. E não era alargando o horário até ás 22 horas que se ia mudar isto. Quem não foi até ás 19, não ia até ás 22 votar.

PND, PNR, MD e Companhia Limitada - 5 % - Ninguém disse ao Manel, nem o movimento do doente vai fazer uma cura para Bruxelas.

BE - 1 Mandato e 5-7 % dos votos (2-3% na realidade, se contarmos o bolo todo dos recenseados - e nestas eleições isso vai ser analisado) - O irmão mais rouco dos Portas vai fumar uns charros para Bruxelas. O nível tabagico em Portugal desce. E, parecendo que não é importante, a Albânia ainda vale muito para estes tipos e, ao que parece, para 5% dos portugueses, que não percebem que estes tipos, se pudessem, faziam de Portugal e da UE, uma grande Albânia.

CDU - 2 Mandatos e 7-11 % dos votos (3-4,5% na realidade) - A Odete já não vai para Bruxelas. Mas o alentejo vai voltar a ser vosso outra vez, camaradas. Não mexem do previsto. Aliás, nesta coligação, não é a única coisa que parece inerte.

FP - 8-9 Mandatos e 30-34 % dos votos (12-13,5% na realidade) - Deus não faz milagres (o Pinheiro, claro está). Apostaram na abstenção e viram-se Gregos ontem. A colagem ao futebol pode ter (e estou convencido que sim) feito mossa depois da derrota de ontem. Mais a crise. Mais a depressão. Mais a falta de comunicação. Mais portugueses quiseram pedir: Mais Governo.

PS - 12-13 Mandatos e 42-46% dos votos (17-18% na realidade) - Não foi por mérito próprio que conseguiram isto. Foi por demérito da coligação FP. Não tem condições de pegar no governo do País, nem que isso seja possível. Porque há ali pessoas (principalmente Ferro Rodrigues) que já esgotaram a capacidade pessoal para liderar.

E vendo as coisas na realidade, na margem mais longa de diferença, 6% dos Portugueses decidiram estas eleições, e puseram um crivo de instabilidade no governo. Bottom Line:

É muito mau que os Portugueses, em vez de cumprirem o dever cívico, fossem passear. Porque não é o PS que ganha ou a FP que perde. É a Democracia, a grande derrotada deste vazio a que os Portugueses deixaram esta forma de Democracia.

|

Sondagem dá a vitória ao PS:

As sondagens dão conta de uma derrota redonda (cerca de 11%) da coligação.

É de destacar que não acho válidos os argumentos do sentimento de pena para com o PS devido à morte de Sousa Franco (que tanto podia dar para um lado como para o outros pois o PS não divulgou quem substituiria o cabeça de lista e isso poderia desmotivar os eleitores) nem o facto da grande abstenção (pois o governo podia ter alargado o tempo de votação e os valores de abstenção não são muito superiores aos anteriores muito embora não deixem de ser lamentáveis. E será que a abstenção só prejudica a coligação?).

É cómico ouvir dizer que o vencedor foi a abstenção desrespeitando o povo que votou ou ainda cómico ouvir dizer que não se pode avaliar os resultados por partido pois concorreram juntos (ainda pior pois deviam juntos ter mais votos!) nem podemos analisar os resultados como uma crítica ao governo pois são eleições europeias (Não! O povo não votou neles porque não gostam da cara do João de deus Pinheiro porque de resto até estavam contentes com as medidas do governo!)

Ainda de realçar que o PS ganhou a uma coligação e não apenas a um partido.

Hora de mudança...!

|

Noite Eleitoral II:

O PS vence estas Eleições entre 12 a 15 por centro de avanço sobre a coligação FP, que perde 1 terço dos deputados elegidos (em separado) há 5 anos. Seguindo a média das projecções já avançadas, este é o quadro geral:

PS 42 a 46 % 12-13 Mandatos
FP 30 a 34 % 8-9 Mandatos
CDU 7 a 11 % 2-3 Mandatos
BE 5 a 7 % 1-2 Mandatos

Esta vitória socialista tem, claramente, dois vectores: O voto emocional no PS, em virtude da tragédia que se abateu (antes da morte de Sousa Franco dava-se uma vantagem de 5 a 7 pontos ao PS em vez dos, pelo menos, 12 que terá) e a vontade de fazer tremer o Executivo de Durão Barroso. Continuo a fazer votos que, mesmo que a direita fique abaixo dos 30%, o governo se mantenha em funções. Para fugas já bastou Guterres. Pela Pátria, porque isso é o mais importante, não são os partidos.

Nota de gosto: Não concordo com a colocação da fotografia de Sousa Franco na sala de imprensa do PS. Acho, até de muito mau gosto.

|

Noite Eleitoral:

Antes de avançarem as projecções partido-a-partido para esta noite eleitoral, duas notas:

1 - É uma VERGONHA nacional, um ULTRAJE à Pátria que só 35 a 40 por cento dos Portugueses tenham ido votar. Isto deve merecer uma extrema reflexão, do BE ao PND, sobre a maneira de fazer política em Portugal.

2 - Pelas primeiras reacções, Portugal deve seguir a tendência de voto da maior parte dos países europeus e fazer destas eleições um voto de protesto contra o Executivo de Durão Barroso. Desejo ardentemente que Durão não seja tão cobarde como Guterres e não fuja a meio da noite das suas responsabilidades, e se limite a remodelar o Governo e não a fazer-lo cair. Até porque não me parece que Ferro Rodrigues tenha já capacidade para liderar um governo "de emergência". Seria ainda afundar mais a nossa querida Pátria...

|

Domingo é dia de:

- Eleições (estou mal recenseado porque a porcaria da junta de freguesia entendeu por sua Divina vontade estupidificante que a Quinta do Pinheiro em Loures, fica no Pinheiro de Loures em vez de ficar em Loures, COMO EU ESCREVI NA ALTURA DO RECENSEAMENTO. Ainda é longe para burros. Ou seja é longe para mim.)

- Véspera de Exame Nacional (Fazer e refazer as provas dos últimos anos, apesar de Português ainda ser, em linguagem futebolística, para "cumprir calendário", porque no meu caso nem a 0,5 valores a média baixaria caso houvesse uma hecatombe neste exame, mas a coisa vai começar a apertar já a partir de quinta com o exame de matemática...)

(PS: Já agora metam uma velinha por mim e mais os 80 mil que começamos amanhã os exames)

- Almoço de Dia de S. António (Devo ir comer uma sardinhada a Alfama. É nestas alturas que eu não percebo os Anglicanos, mais a sua mania de não acreditar em Santos. Olha, assim por assim, já vou ter um belo repasto só à custa do careca do cordel das caldas)

(Ah, não, espera, isso é outra versão do Santo António...)

QUEM É QUE PENSOU QUE AOS DOMINGOS DESCANSAVA?

Deus.

Mas, e permitam-me a heresia, Deus não faz exames nacionais, e, julgo eu, só deve acreditar nele mesmo, nem estou a ver Deus a chegar à mesa de voto mais próxima e votar no Manuel Monteiro ou na Ilda Figueiredo. No Deus Pinheiro, ainda passava. Mas o Paulo Portas também apoia essa lista, e eu acredito no Deus do Novo Testamento. Pois, o misicordioso.

|

sábado, junho 12, 2004

Digam lá se não é um exagero:

Principal telejornal do primeiro canal de serviço público de televisão em Portugal teve o seguinte alinhamento hoje:

20:00 - 20:58 - Euro 2004 (rescaldo do Portugal - Grécia)
20:58 - 20:59 - Incêndio em Castelo Branco (sem direito a peça, só com a locução dos factos por José Alberto Carvalho)
20:59 - 20:59 - Situação no Iraque (nos mesmos moldes da notícia anterior)
20:59 - 21:00 - Eleições Europeias (rápido, mesmo rápido relato das eleições em Itália e na Rep. Checa)
21:00 - 21:03 - Noivas de Santo António (esta já com direito a peça própria)
21:03 - 21:06 - Euro 2004 (ligação ao aeroporto aonde a equipa iria partir daí a meia hora)
21:06 - Fim do Telejornal

Digam lá se 20 minutos para dissecar o jogo (mesmo que estivéssemos a falar de uma retumbante vitória, por 5-0, porque não é o resultado que está em jogo), 20 minutos para a situação nacional e internacional e 5 minutos para aquele tipo de notícias de fim de telejornal (como as Noivas de Santo António) não chegavam? E somos nós todos que pagamos isto...mas é o País que temos, a mais não somos obrigados...

|

Portugal 1 - Grécia 2:

Terminou assim o 1º jogo do Euro 2004, no Dragão. Portugal pagou muita desconcentração defensiva e nervosismo atacante com uma derrota que foi totalmente merecida. A Grécia apresentou-se "à Porto", ou seja, uma equipa que joga na retranca e que aposta no mínimo erro do adversário para ir lá à frente e facturar. Se no lance do 1º golo é a dupla Paulo Ferreira (no passe) e Costinha (no ficar parado a ver a banda passar) que falha, no 2º é uma falha do Rui Jorge que, claramente, pareceu afectado psicologicamente pelo 1º golo e muito mal fisicamente. Foi pelos laterais que este jogo fez lembrar o jogo com a Itália em Abril onde tivemos erros defensivos muito parecidos. A Grécia jogou no contra-ataque, como se esperava, e repetiu quase ipsis verbis a táctica e a estratégia que usou contra a Espanha na qualificação para o Euro (onde ganhou 1-0), ou seja um 4-1-1-3-1, que passava a 5-3-2 em modo defensivo, quando a equipa não tinha a bola. Utilzando o contra-ataque, usou os erros dos laterais portugueses para facturar os 2 golos. Nas mudanças que Scolari operou ao intervalo, note-se ter lançado Deco (muito melhor que Rui Costa) e Cristiano Ronaldo (o 6º jogador mais novo deste europeu e que acusou muita infantilidade, não só no lance do penalty que dá o 2º golo, como nas movimentações ofensivas, quando fintava, brincava com a bola e depois era totalmente inconsequente nos cruzamentos para a área). Scolari perdeu 20 minutos (nos quais a Grécia apontou o 2º golo) para pôr o 2º ponta de lança, e como Quinito dizia, "por a carne toda no assador". Paulo Ferreira notou (e muito) não ter Ricardo Carvalho ao seu lado (que é possivelmente o melhor central do mundo a fazer as dobras quando os laterais sobem) e não atacou, para além de defender mal, principalmente no lance do 1º golo. Figo foi o único a conseguir aguentar-se mais ou menos ao mesmo nível durante todo o jogo, não se percebendo o posicionamento do nosso número 7 na 2ª parte, quando jogou como 2º nº 10 ao lado de Deco, deixando o lado direito orfão em termos ofensivos, ainda para mais com a falta de confiança ofensiva de Paulo Ferreira. Maniche, pelo outro lado, foi o que mais se diferenciou com o intervalo, sendo que na 1º parte esteve muito mal na luta do meio-campo, e na 2ª parte (principalmente depois da saída de Costinha para entrar Nuno Gomes) lutou, apesar de ter estado mal na transição defesa-ataque e no remate de fora da área (uma das armas pela qual foi posto em campo de ínicio). Rui Costa e Simão foram bem substituídos ao intervalo, mas por diversas razões. O maestro do Milan claramente acusa a idade nas pernas, enquanto o extremo benfiquista acusou o facto de ser muito marcado e de não ter saído bem o 1-para-1 as duas primeiras vezes. É um jogador, e isso já se sabia do Benfica, que precisa que as coisas corram bem para ir na onda da equipa e fazer as grandes exibições que lhe reconhecemos. Pauleta praticamente não tocou na bola, quando esteve sozinho no eixo do ataque nacional, só conseguindo "cheirar" a bola quando teve Nuno Gomes ao lado, e Deco no apoio. Do lado Grego, o principal facto individual (derivado da sua táctica defensiva) foram as exibições de Seitaridis (que grande lateral que o Porto contratou) e a de Nikopolidis (mas este pelo facto de o Guarda-redes Grego só ter feito uma defesa aos 85 minutos). Aqui fica a ficha do jogo (notas de 0 a 10):

Portugal 1 - Grécia 2 no Estádio do Dragão

Portugal: Ricardo (5); Paulo Ferreira (3); Fernando Couto (4); Jorge Andrade (5); Rui Jorge (4); Costinha (5); Maniche (6); Figo (7); Rui Costa (4); Simão (4); Pauleta (4); C. Ronaldo (5); Deco (6); Nuno Gomes (4)

Grécia: Nikopolidis (5); Seitaridis (8); Dellas (5); Kapsis (6); Fyssas (6); Basinas (7); Zagorakis (6); Karagounis (6); Giannakopoulos (7); Vrysas (5); Charisteas (5); Katsouranis (4); Nikolaidis (4); Lakis (4)

Golos por Karagounis (7 minutos) e Basinas (51 m de GP) para a Grécia e Cristiano Ronaldo (93 m)

Jogo arbritado por Pierluigi Collina (8), de Itália

|

O Dia do Euro:




VAMOS A ELES, CARAGO!

11 frente à Grécia:

Ricardo, Paulo Ferreira, Fernando Couto, Jorge Andrade, Rui Jorge, Costinha, Maniche, Rui Costa, Figo, Simão, Pauleta

Suplentes:

Quim, Miguel, Ricardo Carvalho, Beto, Nuno Valente, Petit, Tiago, Deco, Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga, Nuno Gomes e Moreira

Muita Fé e Muita Merda! E como diria o grande José Estebes:

Vamos lá cambada / todos à molhada / que isto é futebol total /deixem-se de tretas / força nas canetas / que o maior é Portugal! / Vamos mostrar a esses escaranfuchosos / Por momentos gloriosos / quem é a nossa Selecção!

|

quarta-feira, junho 09, 2004

Um ano:

Já quase no fim do dia venho Parabenizar este humilde blog e agradecer mais uma vez aos que cá vão passando... muito Obrigada a todos e, principalmente, Parabéns João por todo o empenho neste pequeno recanto :)

|

Meus Senhores e Minhas Senhoras, apresento-vos Portugal no seu melhor:

Na opinião de Mário Soares, este acontecimento deverá ser «um incentivo para que [os portugueses] votem ainda mais e num sentido de fidelidade às ideias de que fez propaganda, com tanto brilho, o professor Sousa Franco», disse.

Aí está, nem 12 horas passaram e o rei dos caciques da partidocracia Portuguesa, já faz campanha eleitoral com a morte de Sousa Franco.

|

Parabéns!

O faxavor era só para dar os parabéns ao blog e aos que têm a paciência para ler o que escrevemos...
Até junho de 2005!

|

Todos os partidos suspendem a campanha eleitoral:

Coligação Força Portugal, PS, CDU, BE, PND suspenderam, em definitivo, a campanha eleitoral para o próximo domingo.

|

Está eleito o maior atrasado mental e mentecapto que alguma vez tive o desgosto de ver actuar:

O actual Presidente da CM Matosinhos, Manuel Seabra, líder de uma das facções é, oficialmente, o maior atrasado mental que alguma vez vi falar. À porta do Hospital Pedro Hispano, este monte de merda andante disse, em declarações à RTP-N:

"Não foram os desacatos entre mim e Narciso Miranda que motivaram a morte do Prof. Sousa Franco. O Prof. Sousa Franco entrou muito bem disposto no carro."

Vejam as imagens e o facto de ele ter tido o ataque cardíaco 1 minuto depois de entrar no carro e tirem as vossas próprias conclusões. E, isto, obviamente, não é nada contra Matosinhos. Até porque montes de merda como este há centenas na política Portuguesa.

|

António Sousa Franco:

Morreu, esta manhã em Matosinhos, António Sousa Franco, Cabeça de lista do PS ás Eleições Europeias, na sequencência de desacatos entre duas facções da Concelhia do PS de Matosinhos, lideradas por Narciso Miranda e Manuel Seabra na lota desta cidade.
O Candidato entrou no seu carro, após os desacatos, vindo a falecer a caminho do Hospital Pedro Hispano ás 09:55.
O Sombra ao Sol está de luto.
Porquê? Porque não há luta concelhia, nem outra qualquer, que valha uma vida, de um homem, que concorde-se ou não com as opções dele, serviu a Pátria durante muitos anos.

|

Muito e Muito Obrigado a todos:



Em meu nome, em nosso nome (mas os outros bloggers espero que postem entretanto sobre isto), queria agradecer a todos aqueles que visitaram este blog e que o mantiveram aberto durante este primeiro ano. Podemos garantir que estaremos todos aqui em Junho de 2005 a festejar o 2º aniversário e em 2006, o 3º e por aí fora. Não se vão livrar de nós tão facilmente (AHAHAHAH - Riso Malévico)! Nunca pensei que isto fosse projecto para um ano. E chegado aqui, e penso que falo pelos outros bloggers, para o ano há mais. Quase 10 000 visitas depois, é uma honra chegar até aqui. E também a constatação que há cada vez mais gente com mau gosto na escolha dos blogs que vem ler. Mais uma vez, fica o essencial:

MUITO OBRIGADO A TODOS!!!!

|

segunda-feira, junho 07, 2004

Irritação:

A menos de 24h da frequência ela é adiada para a próxima semana. É que não há consideração plos que andam aqui a marrar pra isto... ai se a mulher me aparece à frente nem sei que lhe faço!

|

Com atraso, mas...:

Aqui ficam os nossos parabéns ao Desblogueador de Conversa pelo seu 1º aniversário, num blog que conta com muitos amigos nossos entre os magníficos bloggers que por lá andam. Parabéns!

|

domingo, junho 06, 2004

Não satisfeito por ter feito uma, fiz outra...:

...Piada Riberinha sobre o Rock in Rio. Depois de ter feito uma, contada pelo próprio nas Manhãs da Best, sobre Paul McCartney:

(O que é que Paul McCartney disse na passada terça-feira quando acordou? Heyyyyyy June!)

Cá vai a segunda, igualmente péssima:

A Alicia Keys, e estava lá!

(Eu explico...Keys...quis...Não? Ok, deixem tar. Vão lá à vossa vida.)

|

Rock in Rio-Lisboa:

First things, first. E para começar, dou vos a notícia desta noite que o evento vai-se repetir em Lisboa, não em 2007, como inicialmente previsto, mas em 2006, ano de Eleições Presidenciais e Legislativas. O acordo foi hoje assinado entre o Vice-Presidente do maior partido do governo e Pré-candidato Presidencial Santana Lopes (que nas horas vagas, também é presidente da CM Lisboa) e o brasileiro que fez aquela filha toda gira e tá carregadinho de guita, o Roberto Medina.

(Já agora, Xôr. Medina e que tal o concerto do 27º aniversário dos Xutos ser cabeça de cartaz?)

Mas, neste festival, do qual se têm de fazer um balanço positivo, faltou uma coisa. O José Cid. Ao menos cantava. E os seus glúteos não ficam atrás dos glúteos de Britney Spears, digo eu. Pelo menos em celulite. Veja lá isso em 2006, Xõr. Medina.

|

Eleições Europeias I:

Eu tenho uma certa pena do Sousa Franco. Não bastava ter sido insultado por ser surdo no ínicio da campanha como tem de aparecer com a Ana Gomes ao lado em público. É, claramente, um abuso dos direitos humanos ao nível de Abu Grahib. E sobre isto, o BE não diz nada!

|

Prémio "Hã?" da semana vai para:

Uma notícia no DN de ontem que alertava o leitor para a existência de uma nova publicação chamada "Cânhamo". Ora, tenho uma coisa a confessar-vos: A minha cadela tem o nojento hábito de comer os editoriais dos jornais que passam cá por casa. Será que se eu comprar esta revista arrisco a ver a minha cadela transformada no Bob Marley?

|

Apresento-vos a melhor invenção de sempre, superando mesmo a própria roda:

Fruit&Fresh da Carte D'Or, na sua versão Maçã e Kiwi. Posso dizer que, de facto, chegou me uma caixa de meio litro deste gelado a uma hora de almoço de um dia desta semana...24 horas depois...como direi...só lá estava a embalagem. Delicioso!

|

terça-feira, junho 01, 2004

Quarta feira que vem, não perca, a gala do primeiro aniversário do Sombra ao Sol...

|

Cartão Amarelo (ou vermelho...):

Penso que será desta que o governo vai levar a 1ª "chanatada". Vejam aqui

É ainda de salientar que a os portugueses estão a virar à esquerda (vejam-se os resultados do Bloco em Lisboa e Porto)

Será desta que o o governo acorda e começa a fazer alguma coisa de jeito?

|

And now for something completely different:

Chega a este blog, por meio inusitado - é certo - uma história bizarra passada esta madrugada num último andar de um prédio de uma pequena cidade dos subúrbios de Lisboa.

Esta história, diga-se, entra na categoria ultra-especial daquilo que eu considero os "actos que são tremendamente geniais só que a compreensão e o saber da Humanidade ainda não estão propriamente preparados para eles".

A história, como já disse passou-se de madrugada, quando uma respeitável senhora de 58 anos acordou a meio da noite com vontade de ir à casa de banho, como acontece com milhares de pessoas por esse Portugal fora.

Tendo encontrado a porta do seu quarto perra, e não a conseguindo abrir, essa senhora entra em pânico, e então, tendo com o outro quarto da casa uma ligação via varanda interior, com cada quarto - até isto acontecer - a dispor de uma ampla janela de porta dupla que ocupa praticamente a totalidade da parede de acesso a essa varanda interior com o chamado "estor" (não estou certo que seja assim que se escreva). Portanto, encontrando-se aí nesse segundo quarto a dormir, cansado de um fim-de-semana onde se esticou claramente demais no Rock in Rio, o filho dessa senhora, ela tenta-o chamar para ele lhe abrir a porta.

Até aqui nada mais normal.

Só que qual foi o método utilizado por essa respeitável senhora de 58 anos para chamar o filho ás 3 da manhã? Sem pensar, ocorrem-me os mais básicos: Chama-lo pelo nome? ; Gritar até um pouco mais alto para ele acordar? ; Mesmo que ele assim não acordasse, dar lhe um toque para o telemóvel (e mesmo isto já seria muito iztupido)? ; Dar com a pocaria de um sapato uma pancada seca na fechadura da porta do quarto para esta abrir?; Basta ter um pouco de imaginação que se conseguiria facilmente arranjar mais 7 ou 8 tentativas minimamente sábias para o fazer (à luz, volto a dizer, do actual e escasso conhecimento e compreensão humana).

Pois, nada disto aconteceu.

O que a respeitável senhora de 58 anos tentou fazer foi: PARTIR O ESTOR DO QUARTO DO FILHO ATÉ CONSEGUIR ARRANJAR UM BURACO QUE FOSSE SUFICIENTEMENTE GRANDE PARA PASSAR.

Sendo certo que o estor estava para baixo numa janela enorme.

Tarefa fácil, portanto.

Bom, qual não é o espanto do jovem cidadão, que descansa para mais um dia de trabalho, quando acorda com as tentativas já sussuradas (aparentemente, segundo a respeitável senhora de 58 anos, para não acordar os vizinhos - o que se revelou extremamente acertado, pois nem conseguia acordar o próprio filho que estava 1 metro mais à frente do estor a dormir) de o chamar para a socorrer.

Posto isto, o saldo final situa-se num estor partido e em mais uma noite mal passada para esse jovem cidadão que agora tem uma janela aberta para o mundo. E não, não é a Internet. É apenas a janela do seu quarto sem estor...

PS: Obviamente que a respeitável senhora de 58 anos não é a minha mãe. Ah, e depois sempre foi à casa de banho, como proposto inicialmente.

|